Trabalho em rede: professor do campus Pau dos Ferros publica livro com o apoio da DEAD/ZL

A publicação traz histórias inspiradoras de ex-alunos do IFRN que alcançaram sucesso em empresas multinacionais.

DEAD/ZL
Obra tem distribuição gratuita no repositório institucional do IFRN.

A trajetória de nove egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) acaba de ser publicada no livro “Talentos Extraordinários: A História de Jovens Humildes que Chegaram a Multinacionais”. A publicação reforça o compromisso do Campus Pau dos Ferros, na região Oeste do RN, com a excelência do ensino através da educação tecnológica.

O professor do IFRN Pau dos Ferros e coordenador do Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional (Nadic), Aluísio Igor Rêgo Fontes, explica que a iniciativa surgiu a partir do desejo de evidenciar a conquista de ex-alunos da instituição. “Queria que os novos alunos acreditassem no potencial transformador da educação, além de que as histórias contadas fossem uma fonte de inspiração”, destacou o professor.

O apoio institucional do Campus Avançado Natal – Zona Leste, através da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), foi fundamental para a realização deste projeto, proporcionando desde orientações para revisão até a diagramação e distribuição do material, que está disponível gratuitamente no repositório institucional do IFRN, o Memoria, podendo ser acessado clicando aqui. A obra está disponível também no Google Livros, além de exemplares impressos distribuídos aos entrevistados e estudantes.

A importância do trabalho em rede no IFRN

O IFRN conta com uma reitoria e 22 campi distribuídos por todo o Rio Grande do Norte. Os campi Avançado Natal – Zona Leste e Pau dos Ferros estão em regiões distintas, a cerca de 420 km um do outro. Apesar disso, a distância não foi um empecilho para o desenvolvimento e conclusão do projeto, pois as instituições operam em rede. O diretor da DEAD/ZL, professor Wagner de Oliveira, ressalta a importância de ações como essa: “O trabalho em rede no IFRN desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na produção de materiais didáticos inovadores e acessíveis, como demonstrado pela colaboração entre o campus Pau dos Ferros e a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais na criação do livro”.

Ele reforça ainda o comprometimento da DEAD em apoiar iniciativas que promovam a elaboração de conteúdos didáticos que inspirem e capacitem os alunos.  “Recentemente, a diretoria colaborou com professores do campus Natal – Central na produção do livro ‘Fundamentos de Energia Eólica’. Atualmente, a DEAD está envolvida na criação de obras de docentes dos campi Centro Histórico e Zona Leste, além de estar trabalhando na elaboração de um edital para iniciar a produção de novos materiais didáticos para o ProITEC e para cursos autoinstrucionais, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN”, complementa Wagner.

Para o diretor da DEAD, o livro “Talentos Extraordinários” é um exemplo da importância da produção de materiais didáticos de qualidade para a educação. “Este livro, além de contar histórias inspiradoras de jovens que superaram adversidades para alcançar sucesso em empresas multinacionais, está alinhado com a missão da DEAD de usar tecnologia e educação a distância para expandir oportunidades e transformar vidas. A produção do livro foi planejada para maximizar seu impacto, abrangendo desde a concepção do projeto até a distribuição, visando alcançar o maior número possível de leitores”, finaliza o professor.

Natan Almeida atualmente trabalha numa multinacional com mais de 300 mil funcionários.

“O IFRN mudou minha vida”

Natan Almeida é natural de Alexandria, município a cerca de 64 km do IFRN Pau dos Ferros, onde concluiu, com láurea, a graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, o jovem acumula quatro pós-graduações e um cargo de engenheiro de dados em uma multinacional que conta com mais de 300 mil funcionários.

“O IFRN mudou minha vida”, assim inicia o depoimento de Natan no livro “Talentos Extraordinários”. Quando aluno do IFRN, para viabilizar os seus estudos e complementar a renda, o jovem engenheiro de dados trabalhava como churrasqueiro. Hoje, Almeida conta que sem o IFRN, dificilmente teria uma qualificação ou um trabalho melhor.

O acesso às salas de aulas, biblioteca, professores e toda a infraestrutura de um campus do IFRN, para Natan, possibilitou que pudesse não apenas estudar como também participar de projetos de pesquisa, como os que são desenvolvidos pelo Nadic. “Eu acredito que o maior conselho aos alunos do IFRN que posso dar é que tentem gostar ao máximo possível desse novo mundo que se abre. Estar submerso nesse mundo com certeza te faz alguém fora da curva. Aproveitei todas as oportunidades, aprendi muitas coisas e quando a gente gosta do que está fazendo, tudo fica mais fácil”, destaca.

Professor Aluísio Igor com os professores João Moreno e Wagner de Oliveira, integrantes do DEAD/ZL.

Etapas do projeto

Para o desenvolvimento do projeto, Aluísio Igor revela que a coleta das histórias passou por um processo minucioso: através das entrevistas, o autor capturou relatos que enfatizam os princípios fundamentais que levaram esses jovens a alcançar alta performance em suas carreiras.

O livro foi concluído em apenas três meses e, para isso, o professor precisou dividir o tempo com outras atividades, como aulas e projetos tecnológicos. “Dedicava mais de uma hora diariamente à escrita, começando às quatro da manhã, focado intensamente em cada capítulo”, explicou Aluísio.

Como resultado, ele reafirma o compromisso do IFRN em promover o desenvolvimento educacional e profissional de seus alunos, destacando histórias inspiradoras de superação e sucesso no ambiente corporativo globalizado. Para o futuro, o professor planeja expandir o alcance do projeto através de novas parcerias. “Quero que os jovens leitores busquem o conhecimento e a disciplina apresentados na obra, transformando suas vidas de maneira significativa”, concluiu.

Sobre o Nadic

O Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional (Nadic) do IFRN Pau dos Ferros desenvolve projetos com o objetivo de levar avanço tecnológico para o Alto Oeste Potiguar, inserindo a instituição no contexto nacional de pesquisa aplicada. O grupo de pesquisadores e desenvolvedores está em sintonia com os avanços tecnológicos e o estado da arte em inteligência artificial.