Comissão divulga deferimento de candidatos à direção-geral do IFRN/ZL

A eleição acontecerá no dia 11 de setembro, das 8h às 21h. Estudantes e servidores do campus podem participar da votação.

A Comissão Eleitoral Local publicou nesta terça-feira (20) a lista com os nomes dos candidatos à direção-geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) para o quadriênio 2024 a 2028. Os candidatos deferidos têm entre 24 de agosto e 10 de setembro para realizar suas campanhas eleitorais, seguindo as normas constantes no Art. 10 da Resolução do Consup.

Candidato
MatrículaSituação
llane Ferreira Cavalcante
Deferido
Jose Roberto OlIveira dos Santos1578087
Deferido
Thalita Cunha Motta1563314Deferido

O prazo para interposição de recursos está aberto até as 12h de amanhã, 21 de agosto. O requerimento deve ser protocolado no Suap, dirigido à Comissão.

A votação, no entanto, acontecerá em formato eletrônico no dia 11 de setembro de 2024, por meio do sistema online Helios Voting. Neste mesmo dia, deve acontecer também a apuração e divulgação preliminar dos resultados.

O processo será conduzido das 8h às 21h, de forma ininterrupta, em todas as unidades da instituição. Servidores e estudantes devidamente habilitados poderão participar utilizando dispositivos conectados à internet, como smartphones, tablets ou computadores.

Além disso, as comissões eleitorais disponibilizarão locais sinalizados para votação em cada campus e na Reitoria, onde os eleitores poderão receber todas as informações necessárias sobre os procedimentos de votação. Caso ocorra qualquer interrupção no sistema de votação online, a Comissão Eleitoral Central poderá decidir pela prorrogação do prazo de votação e ajustar o calendário das etapas seguintes, garantindo que a apuração só tenha início após a conclusão da votação em todas as unidades.

Quem pode votar?

Na segunda-feira (19), a Comissão Eleitoral divulgou a lista dos discentes e servidores aptos a votar no processo eleitoral de dirigentes. Para acessar os dados referentes ao Natal-Zona Leste, clique aqui. A partir da página 430 está a relação da equipe do campus.

O voto será facultativo e secreto, com características que garantem a integridade e segurança do processo. Entre as medidas adotadas estão o sigilo do voto, privacidade garantida por criptografia, rastreabilidade com número rastreável para cada eleitor, integridade dos dados, apuração automática dos votos e a possibilidade de auditoria, uma vez que o software utilizado é de código aberto e pode ser verificado pela comunidade escolar.

Quem não poderá votar no processo eleitoral?

De acordo com a Resolução 47/2024 do Conselho Superior (Consup), poderão votar todos os servidores que fazem parte do quadro de pessoal ativo permanente do IFRN, assim como os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância, conforme a legislação pertinente.

Não poderão, entretanto, participar do processo de consulta os funcionários contratados por empresas terceirizadas de serviços, ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com a instituição, e docentes substitutos, temporários e visitantes.