Professor do campus Natal-Zona Leste do IFRN está no GO RN

Wagner de Oliveira vai realizar uma palestra no maior evento de tecnologia e empreendedorismo do estado, que acontece 20 de setembro, no Centro de Convenções de Natal.

GO RN
Professor Wagner de Oliveira apresentará no dia 20 de setembro o tema “Inovação e Tecnologia no NE: Formação de talentos em sistemas embarcados com o IFRN e o EmbarcaTech” (Foto: Witor Silva)

Entre os dias 20 e 21 de setembro, Natal receberá, no Centro de Convenções, o GO RN, maior evento de tecnologia e empreendedorismo do estado. Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento tem o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) no time de coorganizadores. A programação inclui a palestra do docente Wagner de Oliveira, diretor de Educação a Distância (Dead) do Campus Natal-Zona Leste (Clique aqui para se inscrever).

O professor apresentará no dia 20 de setembro o tema “Inovação e Tecnologia no NE: Formação de talentos em sistemas embarcados com o IFRN e o EmbarcaTech” no palco 1 do estande Techno, voltado para tecnologias da inovação.

O EmbarcaTech será coordenado pelo professor Wagner de Oliveira e pelo coordenador acadêmico, professor João Moreno Vilas Boas, através do laboratório LAICA, atuante em projetos de pesquisa e extensão em Robótica, Sistemas Embarcados e Tecnologias Educacionais.

Este novo programa pertence por meio de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Ainda oferecerá bolsas de estudo para formar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, essenciais para o funcionamento de dispositivos e aplicações diárias, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos.

“Vamos abordar o papel de destaque do IFRN na formação de profissionais de sistemas embarcados. O objetivo principal é capacitar estudantes em sistemas embarcados e Internet das Coisas (IoT), contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico no Nordeste. A formação oferecida será composta por treinamentos intensivos e uma residência tecnológica, criando oportunidades para estudantes de diversas regiões, incluindo o interior do estado, se especializarem e avançarem em suas carreiras”, destacou Wagner de Oliveira, que também é responsável pela Diretoria de Educação a Distância (DEAD) e integrante do Laica do Campus Natal-Zona Leste.

Além do Campus Natal-Zona Leste, a EmbarcaTech também contará com a atuação do Campus Currais Novos, administrado pelo professor Andouglas Júnior, que também participará do GO RN.

“Entre as principais características da EmbarcaTech é uma integração entre tecnologia e inovação. Por isso, a apresentação da residência no GO RN possibilita uma divulgação direta com aqueles que serão impactados pelo projeto. Além disso, devido ao seu alcance regional, possibilita uma conexão entre os diferentes atores, seja da capital ou do interior. Isso é uma prerrogativa básica do projeto. Acredito que será uma ótima oportunidade de estabelecer parcerias e divulgar a residência para todo o RN”, comentou o docente do campus que fica na região Seridó do estado.

Professor Andouglas é um dos participantes do Embarcatech (Foto: Catarina Rodrigues)

Mais sobre o EmbarcaTech

A fase inicial consiste em um treinamento intensivo de três meses sobre sistemas embarcados e Internet das Coisas (IoT), oferecido à distância para seis mil alunos, sendo mil deles sob responsabilidade do IFRN. Este módulo aborda estudos de caso em áreas como agricultura, indústria, cidades inteligentes e logística, resultando na concessão de um certificado aos alunos que concluíram satisfatoriamente o curso.

A segunda fase, destinada aos 600 alunos mais destacados, dos quais 100 serão de responsabilidade do IFRN, envolve uma residência tecnológica de 12 meses. Nesta etapa, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em projetos reais de empresas com parceiras, recebendo uma bolsa de estudos para dedicação em tempo integral.

Com o EmbarcaTech, espera-se que os estudantes do IFRN recebam uma formação de excelência, alinhada às demandas do mercado e às tendências tecnológicas globais, contribuindo para o avanço da indústria de sistemas embarcados.

Além de apresentar a EmbarcaTech, o Laica mostrará o “IFRN-O Jogo”, que tem a finalidade de divulgar o campus por meio do processo de gamificação

Inscrições para o GO RN

Evento acontece no Centro de Convenções de Natal entre os dias 20 e 21 de setembro (Foto: Lara Paiva)

O GO RN é o maior evento de inovação e negócios do Rio Grande do Norte. Em setembro, haverá diversas programações sobre empreendedorismo, tecnologias, jogos digitais, impacto social, agrotechs, healthtechs, robótica, entre outros. Lá, os interessados ​​em inovação terão contato com empresários de startups, empresas tradicionais, empresas juniores e dentre outras atividades.

Para se inscrever, basta clicar neste link.