Campus Natal – Zona Leste abre seleção para cadastro reserva de tutores no projeto EmbarcaTech

Interessados devem ter 20 horas semanais disponíveis para participação e podem se inscrever até 10 de outubro.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) divulgou nesta quarta-feira (2) o edital de seleção simplificada para a formação de cadastro reserva de tutores do projeto EmbarcaTech. São ofertadas ao todo dez vagas, com inscrições abertas de 2 a 10 de outubro de 2024.

O EmbarcaTech faz parte do programa Residência em TIC 37 – Sistemas Embarcados, uma iniciativa em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Softex, visando fortalecer a capacitação tecnológica na região Nordeste.

Sobre as vagas

O edital, disponível clicando aqui, oferece sete vagas para o Polo Natal, que atende aos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste, e três vagas para o Polo Currais Novos.

Os tutores selecionados irão trabalhar 20 horas semanais, atuando como mediadores entre professores e alunos/residentes e acompanhando o desenvolvimento das atividades propostas. O projeto oferece bolsas de R$3.000,00 durante a fase de capacitação, com duração de três meses, e de R$3.100,00 durante a residência tecnológica, que terá duração de 12 meses

Requisitos e áreas contempladas

Para participar, os candidatos devem atender a alguns requisitos, incluindo: experiência mínima de um ano como professor ou tutor; formação em Educação a Distância com carga horária mínima de 40 horas; ser servidor público efetivo.

As vagas são voltadas para profissionais graduados em áreas como Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Redes de Computadores, ou áreas correlatas.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do Portal do Candidato da instituição, no endereço: https://processoseletivo.ifrn.edu.br. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico e anexar documentos exigidos no edital, como identidade, CPF, diploma e comprovante de experiência.

Sobre o projeto EmbarcaTech

Coordenado pelo laboratório Laica do IFRN, o EmbarcaTech é dedicado a projetos de pesquisa e extensão em robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais.

O projeto tem duas fases principais. A primeira, com duração de três meses, consiste em um treinamento à distância sobre sistemas embarcados e Internet das Coisas (IoT), com estudos de caso em áreas como agricultura, indústria, cidades inteligentes e logística. Os alunos que concluírem o treinamento receberão certificados.

A segunda fase é uma residência tecnológica de 12 meses, em que os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em projetos reais de empresas parceiras, com dedicação integral e remuneração.