Inscrições abertas para Especialização em Educação Inclusiva

Curso tem como destino educadores e profissionais da educação, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Inscrições até 30 de outubro.

Educação Inclusiva

O Campus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou o Edital Nº 35/2024 para seleção de novos alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, com ingresso no primeiro semestre de 2025. Entre as especializações disponíveis, destaca-se o curso de Educação Inclusiva, que será ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD).

Capacitação voltada para inclusão escolar

Leandro Viana, professor do IFRN e coordenador do curso de Educação Inclusiva, explica que a especialização busca formar profissionais capazes de atender alunos com diferentes necessidades educacionais específicas. “Nosso curso abrange desde pessoas com deficiência e autismo até aqueles com transtornos funcionais, como dislexia, disgrafia e dislalia”, destacou.

Segundo o edital, a especialização é voltada para educadores e profissionais da educação, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores, que atuem ou pretendam atuar na área de Educação Especial, ou Inclusiva. As inscrições começam no dia 14 de outubro e vão até 30 de outubro de 2024, exclusivamente pelo site do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN: http://processoseletivo.ifrn.edu.br.

“Precisamos de profissionais cada vez mais capacitados para garantir que a inclusão escolar se torne uma realidade para todos”, enfatizou Leandro Viana, convidando educadores a participarem desta oportunidade. O IFRN reforça que, além de gratuito, o curso oferece uma chance de contribuir para a construção de ambientes educacionais mais acessíveis e igualitários.

Distribuição de vagas e reserva para cotas

O curso será ofertado em diversos polos do IFRN, como Natal – Zona Leste, Canguaretama, Mossoró, Caraúbas e Guamaré, totalizando 180 vagas. Destas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, conforme as resoluções institucionais.

PoloVagas totaisPcDCotas raciais
Natal – Zona Leste3628
Canguaretama3628
Mossoró3628
Caraúbas3628
Guamaré3628

Processo seletivo e critérios de avaliação

O processo seletivo será baseado na análise curricular. Serão pontuados critérios como experiência profissional na educação especial e em sala de recursos, além da atuação em escolas públicas. O resultado final será divulgado em 29 de novembro de 2024 no portal oficial do IFRN.

Pré-matrícula e documentação necessária

Os aprovados deverão realizar a pré-matrícula online entre 30 de novembro e 9 de dezembro de 2024, por meio do site. Os candidatos devem enviar documentos como diploma de graduação, identidade e certidão eleitoral.

Atividades presenciais conectadas

Embora o curso seja EaD, o edital informa que haverá encontros síncronos utilizando tecnologias de comunicação, conforme agendamento da coordenação. A participação nesses momentos é obrigatória para garantir o bom andamento da formação.

Inscreva-se e contribua para uma educação mais inclusiva

Para mais informações, acesse o edital completo ou entre em contato com a Coordenação de Acesso Discente através do e-mail: processoseletivo@ifrn.edu.br.