Curso de Gestão Ambiental do IFRN/ZL recebe boa avaliação do Guia da Faculdade do jornal Estadão

Os cursos são avaliados por mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior cadastrados como avaliadores do Guia.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou nesta semana a avaliação dos cursos de graduação de todo o país por meio de seu Guia da Faculdade, incluindo o curso de Gestão Ambiental do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que recebeu uma avaliação de quatro estrelas.

O diretor acadêmico do Campus, Albérico Canário, afirmou que a boa avaliação do Guia em relação ao curso demonstra o reconhecimento da qualidade do trabalho árduo e dedicado de “toda a equipe do Campus, desde os docentes e coordenadores até o corpo administrativo e de apoio”.

Os cursos são avaliados por mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior cadastrados como avaliadores do Guia. Cada curso é avaliado por seis professores, que atribuem notas de 1 a 5. A participação desses profissionais é voluntária e sem remuneração, garantindo uma avaliação independente e imparcial.

O resultado numérico final é convertido em estrelas, conforme as seguintes faixas de conversão:

  1. Entre 5 e 4,50 estrelas: Excelente
  2. De 4,49 a 3,50 estrelas: Muito bom
  3. De 3,49 a 2,50 estrelas: Bom
  4. Abaixo de 2,50: Não estrelado

“Receber essa avaliação positiva pelo Guia da Faculdade de 2024 é motivo de grande satisfação como diretor acadêmico, pois reflete a qualidade do trabalho árduo e dedicado de toda a nossa equipe”, destacou o professor Albérico Canário.

Avaliação foi feita pelo jornal Estado de S. Paulo

O curso de Gestão Ambiental, oferecido na modalidade a distância, pretende formar profissionais com competência para compreender e analisar criticamente as atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que podem causar impactos ao meio ambiente. Além disso, busca propor alternativas preventivas e/ou corretivas, com vistas à melhoria e à preservação da qualidade ambiental.

A duração do curso é de seis semestres (três anos), totalizando uma carga horária de 2.294 horas. Ao final, o formando recebe o título de Tecnólogo.

Atualmente, o curso é oferecido, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos polos de apoio presenciais de Caraúbas, Guamaré, Macau, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Na visão do diretor acadêmico, esse reconhecimento evidencia o compromisso do campus com a Educação a Distância, “mas sempre alinhando às necessidades do mercado de trabalho”.

“É um estímulo para continuarmos investindo em melhorias, sempre buscando proporcionar aos nossos alunos uma educação que os prepare com competência e ética para os desafios profissionais e sociais”, finalizou Canário.

Sobre o Guia

O Guia da Faculdade do Estadão é produzido em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional no Brasil, sediada em São José dos Campos (SP).

A equipa da Quero Educação é responsável por todo o processo de avaliação dos cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, a recolha de informações das instituições de ensino, a organização do banco de avaliadores e a tabulação dos dados obtidos.

Os resultados da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.