Na Semana do Livro, o IFRN/ZL debate sobre a importância da produção de material didático para a EaD

A mesa-redonda discutiu o uso de tecnologias para produção de material didático (Foto: Kelson Diniz).

Na tarde desta quarta-feira (30), o professor Wagner de Oliveira, da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), do IFRN Natal – Zona Leste, esteve na primeira edição da Semana do Livro, que aconteceu no auditório do nosso Campus avançado. O docente integrou a mesa-redonda sob o tema “Democratização do conhecimento: as editoras universitárias e o acesso aberto de livros digitais”.

O objetivo da mesa-redonda foi conversar para acompanhar e discutir o acesso aberto para transformar o cenário educacional e contribuir para um futuro mais informado através dos materiais digitais. Além de Wagner de Oliveira, também houve a participação do professor Helton Rubião, responsável pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EdUFRN).

Durante a conversa, Wagner de Oliveira falou sobre a função da Diretoria de EaD dentro do IFRN – Zona Leste, suas atribuições, infraestrutura e parcerias com outros setores dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ambos discutiram o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) para influenciar novos leitores e também melhorar o desenvolvimento da aprendizagem, além de comentar os cases de sucesso na produção de livros digitais (também chamados de e-books).

“Nós temos um centro a diferenciar, na parte de produção de livros, temos uma perfeita estrutura de abrir detalhes específicos para a produção de material gráfico digital. Através da nossa política editorial, a ideia é que a produção de materiais seja aberta e acessível para que eles possam ser realizados e distribuídos.”, disse o docente do IFRN enfatizando que todas as obras seguem a Creative Commons, licença que permite o uso e compartilhamento de conteúdo criativo e sem fins comerciais.

Já Helton Rubião comentou que, assim como a DEAD, a EdUFRN também está priorizando a produção de livros digitais, mostrando o crescimento dessas publicações no repositório da universidade.

Wagner comentou que um dos diferenciais dos livros produzidos é a publicação por meio da ferramenta H5P, uma plataforma de criação de conteúdo interativa por meio do código html5, que permite aos usuários desenvolver e compartilhar atividades educacionais online. Com H5P, é possível criar uma variedade de tipos de conteúdo, como vídeos interativos, questionários, apresentações, jogos educacionais, dentre outras atividades.

“A gente utiliza vários materiais e encapsulamos em vários tipos de mídia em um livro só, permitindo interatividade sem que o arquivo precise ser muito denso”, explicou o docente.

Por fim, ele apresentou alguns livros que apresentam esta tecnologia e deseja que os livros interativos sejam uma ferramenta que diminua a desigualdade social e a evasão escolar, principalmente para que os alunos estudem esses livros mesmo offline, uma vez que boa parte dos estudantes não possuem internet ou computadores dentro da sua residência.

Sobre a Semana do Livro e a Biblioteca do IFRN/ZL

A I Semana do Livro e da Biblioteca acontece entre os dias 29 a 31 de outubro. Com o tema “Biblioteca como espaço de inclusão e acolhimento”, o encontro discorre sobre o papel da biblioteca como um espaço acolhedor e integrador das mais diversas vozes e histórias. No IFRN-ZL, o evento é organizado pela Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento com a equipe do Campus.

A programação da Semana terá mesas redondas com temas diversos e painéis de discussões. Além da I Semana do Livro e da Biblioteca, as bibliotecas do IFRN irão sediar simultaneamente o III Seminário da Editora IFRN. O seminário irá discutir o papel das editoras universitárias na disseminação do conhecimento e na promoção da cultura.

Biblioteca do IFRN/ZL

A Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento fica no primeiro andar do prédio do Campus Natal – Zona Leste do IFRN. O espaço, antes, era um depósito de material. Após todo um planejamento para abrigar a estrutura física, foi construído um espaço para abrigar livros e para que as pessoas pudessem estudar. A conferência aconteceu depois de seis meses de planejamento.


Dentre o acervo da biblioteca, estão livros indicados nas ementas dos cursos, além de publicações feitas dentro do Campus, autores locais e também livros de referência, como enciclopédias, guias, vade mecum, dentre outros. Além disso, há mais de cinco milhões de livros já catalogados nas áreas de espanhol, gestão pública, gestão ambiental, informática, física, entre outras.


Onde fica

A Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento, localizada no 1º andar do prédio principal do Campus Avançado Natal – Zona Leste , está aberta para visitação e empréstimos desde o dia 29 de fevereiro de 2016.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
     · Segunda a sexta-feira: das 07h às 18h;


A estrutura conta com um espaço central com mesas e cadeiras, sala de estudo em grupo com televisão e computador, cabines de estudo individual, computadores para pesquisa virtual, terminal de consulta ao acervo, expositor de novas obras, sala de coordenação e um balcão onde os usuários podem realizar empréstimos, devoluções e guardar seus pertences.


Alunos e servidores de todos os campi do IFRN podem se cadastrar presencialmente e, posteriormente, realizar o empréstimo de qualquer um dos mais de cinco mil livros já catalogados nas áreas de espanhol, gestão pública, gestão ambiental, informática, física, entre outras.


Para entrar em contato com a Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento, é só ligar para (84) 3092-8914.