Servidores do IFRN/ZL se reuniram para capacitação com profissional de psicologia do trabalho

No curso "Mediação e Soluções de Conflito no Trabalho", servidores se reuniram para debater questões que pudessem solucionar problemas dentro do ambiente laboral.

Servidores se uniram para capacitação nesta quinta-feira (31) (Foto: Lucas Oliveira)

Na manhã desta quinta-feira (31) servidores do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da capacitação “Mediação e Soluções de Conflito no Trabalho”, no Laboratório 1, onde se promoveu diálogo com os docentes e técnicos-administrativos que compõe a unidade. 

Segundo o Diretor-Geral do Campus, José Roberto, a preocupação com a saúde dos servidores foi um dos motivos para que pudesse ter este momento de alinhamento entre os colegas de trabalho. 

“Essa perspectiva é a de a gente estar também se cuidando, pensar, refletir e questionar a nossa saúde mental. É uma das configurações que estamos iniciando e outras que virão nessa perspectiva.”, disse o professor José Roberto sobre a atividade. 

A professora Silvia Macedo foi uma das participantes e elogiou a ideia de se unir em grupo para propor soluções para os problemas. 

“A importância é essa relação entre os pares, entre os colegas, os gestores, pessoas que estão trabalhando ali juntos e ter essa interlocução, porque nós convivemos muito tempo juntos no trabalho, fazendo o trabalho, buscando a melhoria para o público que é nosso, buscando a melhoria de convivência”, disse a professora Silvia Mendonça, uma das participantes do curso de capacitação.

O curso aconteceu em dois momentos, sendo um pela manhã, onde os profissionais discutiram ponto de melhorias e à tarde foi a continuação da capacitação, que teve várias dinâmicas. 

Para a psicóloga Luana Rocha, idealizadora da capacitação, o trabalho precisa ter cuidado especial, uma vez que traz consequências na produtividade e saúde mental dos funcionários. 

“Então, a gente traz toda essa base conceitual e prática para promover essas ações de gerenciamento das relações interpessoais no ambiente do trabalho. A gente percebe, na verdade, uma necessidade de fala muito grande dos trabalhadores, de serem ouvidos e proporem quais são os caminhos possíveis para as ações que vão ser planejadas”, explicou. 

Luana Rocha é integrante da equipe do Nostrum Psicologia, especializada em psicologia do trabalho e atende diversas instituições, tanto públicas como privadas.