“Redução de Vagas no Curso de Educação de Jovens e Adultos” foi o tema do debate de abertura do Encontro Nacional do EJA-EPT em Natal   

Fechando o primeiro dia, houve a palestra “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas", com os professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura.

Nesta segunda-feira (25), houve a abertura do Encontro Nacional dos Trabalhadores do EJA-EPT, no bairro da Cidade da Esperança, às 19 horas. O evento teve como tema principal “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”. E vem responder o seguinte questionamento: como estimular a abertura de mais vagas para essa modalidade de ensino?

Para a cerimônia de abertura, teve a apresentação do documentário “Sempre é tempo de aprender: histórias da EJA-EPT no IFRN”, feito por bolsistas do projeto EJA-EPT do instituto e equipe do campus-Natal Zona Leste e a banda experimental de campus Jucurutu realizou um show para o público presente.

Fechando o primeiro dia, houve a palestra “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas”, com os professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura.

O professor Dante Henrique Moura debateu com trabalhadores envolvidos com o EJA-EPT dentro dos Institutos Federais sobre as mudanças ocorridas no Plano Nacional de Educação (PNE) que vai ser renovado para os próximos 10 anos.

  • Abertura EJA-EPT

Para baixar as imagens em alta resolução, clique neste link.

“A gente está numa fase de retomada da oferta do EJA-EPT, queremos expandir a oferta de vagas para alcançar toda a proposta que lei de criação dos institutos (Lei 11.892/2008) prevê, juntamente com o Decreto 5.840/2006, que garante que 10% da oferta de vagas dos Institutos Federais sejam para esta modalidade de ensino. No entanto, o número de vagas da rede está muito abaixo nos institutos. Então, nós estudamos como fazer essa expansão, ou seja, com que qualidade e com que concepção de informação, dentro do contexto do PNE que está se encerrando”, explicou o docente.

A docente Ana Lúcia Henrique, que também participou do debate, relatou que a redução de ofertas não somente dificulta o acesso à educação em comunidades mais distantes, mas também concorre para o aumento da desigualdade social.

“Há um declínio significativo da oferta de vagas e nós precisamos propor políticas de ações para evitar esse problema”, esclareceu a professora.  

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai realizar, entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, o VII Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal.  

Para começar as atividades sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 700 inscrições confirmadas, a oitava edição do Encontro Nacional terá início com uma palestra sobre o tema: “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas”, conduzida pelos professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura.

Atividades entre os dias 26 a 28 de novembro

As atividades do Encontro serão realizadas nos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste, na Avenida Senador Salgado Filho, bairro do Tirol.

Para acompanhar todas as atividades, acesse o site oficial do evento.