Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental levou 24 alunos para aula de campo em Currais Novos 

A atividade durou dois dias e serviu como estímulo e aperfeiçoamento de conteúdos estudados no curso.

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Avançado Natal – Zona Leste proporcionou a 24 alunos uma aula de campo durante os dias 8 e 9 de novembro. A atividade teve como destino o município de Currais Novos, localizado a 190 km de Natal e historicamente conhecida pela exploração de minério. Dentre a vasta programação, o objetivo geral foi fazer com que a turma observasse na prática os conhecimentos sobre o cuidado com os metais pesados, produção sustentável e formações geológicas. 

A equipe docente e a Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental entendem esses momentos de vivências e práticas, como ferramentas e estratégias pedagógicas de grande estímulo e lapidação dos conceitos teóricos.

 “A experiência foi estimulante no sentido de que os alunos puderam ampliar sua visão sobre a relação entre os fatores socioeconômicos e ambientais, e assim vislumbrar situações da sua atuação como futuros profissionais da gestão ambiental. Essas atividades permitem também uma maior interação entre os alunos e docentes, além de auxiliar no estabelecimento de vínculos e na formação de identidade com o curso.” explicou o professor Jefferson Barbosa. 

 Ao todo, 6 professores organizaram a atividade em campo: Varélio Santos de Gestão e Empreendedorismo, Carlos Eduardo de Ecologia, Janny Suênia de Geoprocessamento, Wyllys Farkatt, de Ecologia do Semiárido; Andrea Cristine de licenciamento Ambiental, Jefferson Barbosa de Microbiologia Ambiental, e Emanuel Sousa, o coordenador do curso. 

O resultado foi uma programação intensa e bastante produtiva quanto aos assuntos abordados em suas disciplinas. 

A viagem começou na Mina de Brejuí, local que durante o século XIX foi uma das mais significativas fontes de exploração na região seridoense. No decorrer da visita, os alunos observaram a gestão de resíduos que a mina tem realizado em suas atividades de mineração, além da oportunidade de escutar o corpo docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) falar sobre as diversas pesquisas que visam a descoberta de espécies vegetais (nativas), com potencial para uso na biorremediação de solos contaminados por metais pesados.

 Em seguida, o grupo visitou a empresa Cerâmica Tavares a fim de compreender as estratégias adotadas no processo produtivo para se tornar um negócio cada vez mais sustentável. Mais tarde, o professor Jefferson levou a turma ao laboratório do Campus do IFRN Currais Novos e realizou uma aula prática de Microbiologia Ambiental. 

 No segundo dia de viagem, foi realizada a Trilha dos Cânions dos Apertados em Currais Novos e a Trilha Xique-Xique I em Carnaúbas dos Dantas. Ambas as trilhas fazem parte do roteiro do Geoparque Seridó e proporcionaram aos alunos o reconhecimento de geossítios, que revelam formações geológicas e registros de povos que deixaram uma riqueza histórica valiosa.

 “A atividade foi muito importante para a minha formação, pois foi uma oportunidade de aliar teoria e prática nas questões ambientais referentes aos processos de descontaminação do solo na mineração, aproveitamento de resíduos nas indústrias e áreas de preservação ambientais e históricas.” comentou o aluno do curso, Danielson Holanda. 

Sobre a UAB 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.