Dia Nacional da Educação a Distância: a Transformação do Ensino no IFRN

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a EaD tem desempenhado um papel transformador, especialmente no Campus Natal-Zona Leste.

A Educação a Distância (EaD) se tornou uma peça fundamental no cenário educacional brasileiro, oferecendo oportunidades de aprendizado para milhões de estudantes que enfrentam os desafios de conciliar estudos com trabalho e vida pessoal. No dia 27 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Educação a Distância, uma data instituída pela Lei nº 13.620/2018, visando destacar a importância dessa modalidade de ensino para o desenvolvimento educacional e social do Brasil.

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a EaD tem desempenhado um papel transformador, especialmente no Campus Natal-Zona Leste, conhecido por seus cursos a distância. A data é uma oportunidade para refletir sobre os avanços, os desafios e as histórias de quem vive essa realidade de perto.

Estudantes Compartilham Desafios e Conquistas

A flexibilidade é uma das maiores vantagens da EaD, mas também exige disciplina e organização. Para Matheus Mathias, estudante do curso técnico de Informática para Internet, o desafio é constante, mas os resultados são recompensadores:

“Estudar em EaD tem sido uma experiência desafiadora, mas muito recompensadora. Trabalho durante o dia e preciso conciliar os estudos com a rotina do trabalho, o que exige bastante organização e disciplina. Estou fazendo o curso de Informática para Internet e adoro as aulas sobre desenvolvimento web, aprendendo especialmente a criar sites e trabalhar com programação. Apesar de às vezes ser difícil manter o foco depois de um dia cheio, gosto da liberdade de estudar no meu ritmo. Mesmo com as dificuldades, ver meu progresso no curso e aplicar o que aprendo no trabalho faz tudo valer a pena.”

Já para Caroline Vitorino, aluna do curso técnico subsequente de Informática para Internet, a modalidade a distância é mais do que uma escolha, é uma necessidade. Ela destaca como a EaD possibilita a continuidade dos estudos, mesmo em meio às demandas do dia a dia:

“A educação a distância é importante para alcançar pessoas que, assim como eu, precisam conciliar os estudos com o trabalho. Essa modalidade de ensino garante a permanência do aluno enquanto ele procura formas de se sustentar.”

Dados da EaD no IFRN-Zona Leste

Segundo o painel estatístico do Censo de Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente em 2010 foram 10.783 estudantes que ingressaram nos cursos EaD oferecidos pelos Institutos Federais, sendo que 8.085 alunos ingressantes estão matriculados nos cursos de licenciatura. Além disso, mais de 3.085 alunos se formaram nesta modalidade. Já o número de todos os alunos matriculados em 2023 soma mais de 20 mil alunos. 

Dados dos alunos matriculados em cursos do EaD nos Institutos Federais (Fonte: INEP).

Com o avanço das tecnologias digitais, a educação a distância se consolida como uma ferramenta poderosa para ampliar o acesso à educação em regiões remotas e para públicos diversos. Instituições como o IFRN se destacam ao investir em plataformas digitais, materiais didáticos acessíveis e suporte pedagógico para garantir a qualidade do ensino.

“O Dia Nacional de Educação a Distância é um dia de luta, diante do momento por que a gente está passando, de discussão do marco regulatório da educação a distância. Estamos discutindo novos normativos, então a gente está num dia de luta, onde nós tivemos no Congresso um dia de intensa discussão sobre esse tema. Então, hoje é um dia para a gente celebrar uma modalidade que democratiza o acesso à educação, que chega aos lugares mais distantes desse país, mas é também um dia de luta para a gente entender que essa educação precisa ser de qualidade socialmente referenciada”, disse Edneide Bezerra, professora do IFRN e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no Instituto.

A UAB é um programa federal que visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da EaD. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, que não possuem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados e cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. 

No IFRN, a UAB, por meio da educação a distância, tem articulado suas ações pautando-se no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito de seus discentes, conforme diretrizes das políticas educacionais de âmbito nacional.

Outras ações da UAB estão relacionadas à permanência dos discentes, articulando estratégias de acompanhamento que viabilizam desde a assistência ao acesso às aulas, realização de atividades, oferta de acompanhamento especializado, readequação do AVA, dentre outras, que contribuem significantemente para a promoção da motivação à continuidade e conclusão do curso, com a apresentação do trabalho final, alcançando assim, êxito em seu trajeto acadêmico.