Corpo docente e discente do IFRN/ZL marca presença no Congresso Nordestino de Educação a Distância 

A quinta edição do evento aconteceu de forma híbrida entre os dias 21 e 23 de novembro. 

Entre os dias 21 e 23 de novembro, aconteceu de forma híbrida, em Recife (PE), o 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância. O evento foi organizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com a presença de 10 campi localizados na região nordeste. Representando o Campus Avançado Natal – Zona Leste, estiveram presentes Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Alberico Canário, diretor acadêmico do campus, a coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Discente (NAD) Izabelle Faheina e a bolsista da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), Maria Eduarda Ângelo. 

O congresso teve como tema de sua quinta edição “Desafios para a EaD pública de qualidade socialmente referenciada”. A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos referentes à vivência no mundo educacional no contexto da educação a distância. 

Os professores Albérico Canário, Edneide Bezerra e Izabelle Faheina durante o 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância (Foto: Divulgação)

“As temáticas abordadas foram extremamente atuais, sobre acessibilidade aos ambientes virtuais, inteligência artificial e o acompanhamento pedagógico dos alunos. Fiquei muito feliz em poder compartilhar a nossa experiência. Na minha bagagem profissional, foi extremamente agregador.” relatou Izabelle, coordenadora do NAD.

Na sexta-feira (22), a professora e coordenadora da UAB, Edneide Bezerra, participou de uma mesa redonda sobre Gestão e Organização na Ead, na qual contou a trajetória da Universidade Aberta do Brasil e compartilhou um pouco do trabalho realizado pelo Núcleo de Atendimento ao Discente e como é organizado o processo de acompanhamento aos alunos. 

“A coisa mais importante de todo o processo é o aluno, a existência de tudo isso gira em torno de termos alunos. Foi um momento de compartilhamento de experiências para fortalecer a EaD pública e de qualidade e socialmente referenciada.” disse a coordenadora da UAB, Edneide Bezerra. 

Aluna do IFRN/ZL também se apresentou no congresso

A estudante Maria Eduarda Ângelo, estudante do IFRN e bolsista da DEAD, apresentou seu trabalho durante o evento em Recife, onde trouxe know-how e pôde trocar conhecimentos. 

A estudante Maria Eduarda Ângelo durante o congresso (Foto: Divulgação)

“Foi uma experiência enriquecedora tanto para o lado profissional quanto para o pessoal. Foi um momento único para compartilhar conhecimentos e práticas na área de EaD, além de absorver novas perspectivas trazidas por especialistas e colegas da região. Tive a oportunidade de conhecer outros lugares e me conectar com profissionais de diversos Institutos Federais, trocando experiências que certamente contribuirão para aprimorar meu trabalho. O evento reforçou a importância da colaboração e do aprendizado contínuo, destacando o papel transformador da educação a distância no Nordeste”, celebrou a estudante.

Maria Eduarda apresentou algumas ações da DEAD através da seção de “Relato de Experiência”, através do trabalho “A internacionalização da central de ajuda do IFRN/ZL como instrumento de inclusão para estudantes estrangeiros nos cursos de Educação a Distância”. 

Maria Eduarda durante o relato de experiência do congresso (Foto: Divulgação)

Primeira edição do congresso

A primeira edição do Congresso Nordestino de Educação a Distância aconteceu em 2020 no cenário da pandemia da Covid-19 e teve como objetivo discutir o novo contexto educacional e socioeconômico em que a educação se encontrava. 

Eventos como este visam discutir, apresentar e trocar experiências sobre as ferramentas tecnológicas educacionais e a integração das vivências no mundo da educação a distância. 

Sobre a Universidade aberta do Brasil 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.