Um campus dentro de outro: saiba por que o prédio do IFRN/ZL fica dentro do IFRN/Natal-Central

Inicialmente, a unidade responsável pela oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) surgiu como uma diretoria do Campus Natal - Central.  

Campus dentro do Campus

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN/ZL) completou 14 anos de existência em 2024. Inicialmente, a unidade responsável pela oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) surgiu como uma diretoria do Campus Natal – Central. No entanto, à medida em que a oferta de cursos foi se expandindo, viu-se a necessidade de se formar uma nova estrutura administrativa, o Campus EaD. Mas, por que ele continua localizado dentro do IFRN Central? 

O diretor de Educação a Distância e Tecnologia Educacionais, Wagner de Oliveira, respondeu que, por uma questão histórica e orçamentária, o Campus EaD permaneceu no endereço da Avenida Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol, junto ao IFRN Natal – Central. “Por estar atrelado ao Natal – Central desde sua origem, foi considerado oportuno construir o prédio nas próprias dependências desse campus para prosseguir com essa proximidade, mesmo após se tornar um Campus Avançado vinculado à Reitoria em 2018″, disse. 

Apesar de compartilhar o mesmo terreno, os campi são independentes tanto na parte financeira quanto administrativa, de modo que ambos possuem equipes específicas de servidores, técnicos e docentes. 

O que é um campus avançado? 

Um campus avançado é aquele vinculado administrativamente a outro campus ou, excepcionalmente, à Reitoria. É um espaço destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão relacionadas a determinadas áreas temáticas ou especializadas. 

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte foi oficializado em 2018 pela Portaria Nº 1.438 do Ministério da Educação e é responsável por ofertar cursos na modalidade de educação a distância do IFRN no estado. 

Atendendo à sua função social e contando com a parceria da Rede Escola Técnica do Brasil (Rede e-tec Brasil) e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Campus oferece, além das demandas institucionais, cursos técnicos subsequentes, graduação e pós-graduação. Além disso, oferece cursos abertos e de formação inicial e continuada (FIC). Atualmente, o Campus Natal – Zona Leste conta com polos de apoio em 16 municípios do Rio Grande do Norte.

Futuro 

Mirando o futuro, pode-se esperar uma alteração quanto ao caráter de campus avançado do IFRN/ZL, haja vista que o Ministério da Educação pretende alterar essa tipologia relacionada a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desse modo, é aguardado que, já em 2025, o IFRN Natal Zona Leste se torne um campus tradicional de ensino, com orçamento e administração própria, desvinculando-se da Reitoria.