Conceito 5 no MEC em Gestão Pública, Projeto Alvorada e Mulheres Mil: Algumas conquistas que o IFRN – Zona Leste conseguiu em 2024

Reconhecimento é uma das palavras que podem definir o ano do Campus Natal-Zona Leste, uma vez que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do nosso campus, conquistou uma vitória significativa ao receber a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o seu curso de Gestão Pública

A nota 5, atribuída pelo MEC, reconheceu a excelência em infraestrutura, corpo docente e a qualidade didático-pedagógica, consolidando o campus como uma referência no ensino superior.

No entanto, o Campus ZL não se destaca apenas pela qualidade acadêmica de seus cursos. A instituição também tem se tornado um importante agente de transformação social, especialmente através de seu trabalho com a população prisional e egressos do sistema. 

Recentemente, o campus alcançou a quarta posição em um edital voltado para educação de pessoas privadas de liberdade e egressos, o Projeto Alvorada, ficando entre as 20 melhores aprovações de um processo que envolveu diversas instituições de ensino.

Educação para Todos: Um Compromisso Social

A professora Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e docente do IFRN – Zona Leste, destaca que a participação do campus naquele edital não só trouxe visibilidade, mas também reforçou a importância da educação na reintegração social dos privados de liberdade e egressos. 

Segundo Bezerra, o campus tem construído uma trajetória de sucesso ao oferecer educação de qualidade para esses públicos, cumprindo assim a sua função social de promover a inclusão. “A participação no Projeto Alvorada foi uma conquista importante. Estamos conquistando um lugar de destaque ao atender uma população que é muitas vezes marginalizada pela sociedade”, afirmou.

Esse trabalho tem sido expandido com a implementação de cursos de especialização, atendendo tanto a população que se encontra em regime prisional quanto os egressos. Bezerra destaca que, para dar continuidade a essa expansão, é fundamental o aumento de investimentos. “Precisamos de mais recursos para garantir que possamos continuar atendendo a todos que precisam dessa oportunidade”, ressaltou.

Reconhecimento e Planejamento para o Futuro

A excelência acadêmica do IFRN – Zona Leste não se limita apenas ao curso de Gestão Pública. O campus se empenha em criar planos de ação focados na melhoria contínua de seus cursos e na adaptação às necessidades dos alunos. 

A coordenadora do curso de Gestão Pública, Luciana Guedes Santos, reforça que a busca pela excelência é um trabalho constante. Para isso, a coordenadora utiliza indicadores, como taxas de matrícula, evasão e os resultados das avaliações feitas pelos alunos para identificar pontos de melhoria.

Essas avaliações, realizadas na plataforma Moodle ao final de cada disciplina, são fundamentais para o aprimoramento contínuo do ensino, fornecendo feedback sobre aspectos como conteúdo, material didático e atuação de tutores e professores. 

“Esse processo de autoavaliação nos ajuda a identificar as necessidades dos alunos e implementar ações para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, explicou Luciana.

Impactos Positivos para Alunos e a Comunidade

O reconhecimento máximo do MEC para o curso de Gestão Pública, somado à dedicação da instituição com a educação de egressos e população prisional, trazem benefícios significativos para os alunos. A nota 5 assegura uma formação de qualidade, com impacto direto na empregabilidade e no desenvolvimento profissional dos egressos. Além disso, fortalece o currículo dos alunos, ampliando suas chances em processos seletivos e sua atuação em diversas esferas da gestão pública.

A formação de cidadãos qualificados também contribui para o desenvolvimento social do estado, com os alunos aplicando os conhecimentos adquiridos para otimizar as práticas de gestão pública e promover melhorias significativas no setor. “Nosso trabalho vai além da sala de aula; queremos formar profissionais comprometidos com a transformação da sociedade”, afirmou Bezerra.

Projeto Mulheres Mil e as primeiras turmas dentro do Natal – Zona Leste

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa que tem se destacado por promover a inclusão social e o empoderamento feminino. No Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o programa chegou este ano e tem trazido resultados significativos. Com duas turmas formadas, compostas por mulheres com idades que variam de 19 a 60 anos, o curso oferecido foi o de Assistente Administrativo, inserido no eixo tecnológico de Gestão de Negócios.

“Esse programa visa contribuir com a formação e transformação social de mulheres em situações diversas de vulnerabilidade”, explicou Patrícia Chagas, supervisora do programa no campus. O curso, realizado em parceria com outras instituições e empresas da área, é um dos principais meios de capacitação para essas mulheres, proporcionando novos horizontes e perspectivas de vida.

Entre as histórias de impacto e sucesso do programa, destacam-se várias alunas que conseguiram avançar em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Algumas alunas foram aprovadas em cursos técnicos subsequentes, outras superaram o medo de se expressar e melhoraram suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, várias participantes se mostraram interessadas em áreas como administração e empreendedorismo, algumas até retomando o desejo de continuar seus estudos.

A equipe de gestão do programa no campus é composta por profissionais dedicados ao sucesso das alunas: além de Patrícia Chagas, que ocupa a supervisão, o programa conta com a orientação pedagógica de Maria Adilina Freire, a secretária acadêmica Nadir Matias e a monitora pedagógica Ângela Naira Farias.

O Programa Mulheres Mil, ao lado de tantas histórias de superação e sucesso, continua a abrir portas para mulheres que buscam mudar sua realidade e conquistar um futuro melhor. Com a capacitação técnica, o apoio de uma equipe comprometida e a força de vontade das alunas, a transformação social é uma conquista cada vez mais próxima.

O IFRN Como Agente de Transformação Social

A experiência do campus em atender a população prisional e egressos tem se mostrado um modelo de sucesso, refletindo o compromisso da instituição com a inclusão e com a função social da educação. O Projeto Alvorada, voltado para a reintegração dos internos, tem sido um dos pilares dessa ação, com a promessa de expansão e fortalecimento, se houver os devidos investimentos.

“A educação é uma poderosa ferramenta de transformação. O IFRN vem mostrando que é possível mudar a realidade de pessoas que, muitas vezes, são excluídas da sociedade. Estamos criando uma nova perspectiva para esses indivíduos”, conclui Edneide Bezerra.