Alunos de projetos do IFRN – ZL no Sistema Prisional do RN alcançam notas acima de 900 na redação do ENEM

Estudantes dos projetos de extensão, do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, Elevação de Escolaridade no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte e Círculos de Leitura e Escrita, obtiveram notas acima de 900 na redação do Exame Nacional de Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) realizado em novembro passado. Em 2022, o IFRN – ZL contribuiu na preparação de alunos privados de liberdade também para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para a coordenação dos projetos as ações “estimularam a leitura e a escrita, a comunicação verbal, a reflexão sobre temas da atualidade e, desta forma, provocaram nos alunos o desejo pela ressignificação de suas vidas e trajetórias”.

Com a divulgação dos boletins de notas do Enem PPL, o resultado positivo confirmou o que já havia sido afirmado com o resultado do Encceja. Todos os alunos receberam remição de suas penas em razão das leituras realizadas, dos textos produzidos e do resultado obtido nos exames.

Na Penitenciária Estadual do Seridó o aluno J. E. do N. obteve 920 pontos na redação, na Cadeia Pública de Apodi o aluno P. H. alcançou 720 pontos, no Complexo Penal Dr. Mário Negócio, a aluna G. T. alcançou 860 pontos e o aluno W. F. dos S. com 720 pontos.

O projeto Círculos de Leitura e Escrita foi desenvolvido entre 2021 e 2022 e teve o objetivo de estimular a leitura e escrita através de aulas de literatura e redação, além de trabalhar outros gêneros como cinema, músicas, documentários que ampliaram o repertório sociocultural dos alunos. As aulas do projeto aconteceram na modalidade a distância em quatro turmas, distribuídas entre o Presídio Estadual do Seridó – PES em Caicó, no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio – CPEAMN em Mossoró e na Cadeia Pública de Caraúbas. A cada mês do projeto, as turmas adotavam uma obra literária nacional ou internacional e desenvolveram análises orais e escritas das obras sob o acompanhamento de um professor.

Já o Projeto de Elevação de Escolaridade no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, desenvolvido em 2022, teve o objetivo de preparar alunos privados de liberdade para os exames Encceja e Enem PPL. Foram formadas três turmas, distribuídas entre o Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio e Cadeia Pública de Apodi, em os alunos assistiram aulas semanais de Ciências, Matemática e Temas Transversais (Sociologia e Redação).

No mês de dezembro, a Direção Acadêmica do IFRN – ZL visitou alunos dos dois projetos de extensão no interior do Rio Grande do Norte para a entrega dos certificados de participação do projeto Círculos de Leitura e Escrita e para o planejamento de ações a serem desenvolvidas em 2023.