Confira como foi a participação do IFRN/ZL no 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância

IFRN/ZL participa de congresso nordestino de EaD com oficinas e relatos de experiências. Foto: acervo pessoal.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, juntamente com diversas outras instituições federais de ensino da região Nordeste, participou e organizou o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, em Cabedelo, Paraíba, de 22 a 24 de novembro de 2023.

Durante o evento, foram discutidas e avaliadas ferramentas tecnológicas educacionais, destacando a integração das experiências na EaD dos institutos federais do Nordeste. O congresso, que contou com a presença de docentes, estudantes, gestores e pesquisadores da EaD, proporcionou um espaço para o aprimoramento e compartilhamento de conhecimento nesse campo em constante transformação.

O professor Wagner de Oliveira, Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IFRN/ZL, destaca a significativa importância da participação da instituição no Congresso Nordestino de Educação a Distância. Ele enfatiza que a presença no evento contribui não apenas para o fortalecimento do ensino a distância a nível Nordeste, mas também proporciona valiosas experiências para o planejamento do Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD) do IFRN em 2024. Wagner também salienta que a troca de experiências durante o congresso é fundamental para identificar ideias e possibilidades que serão aplicadas no SEMEAD programado para setembro de 2024, enriquecendo assim o cenário educacional da instituição.

Acessibilidade na Educação

Oficina ocorreu no dia 23 de novembro no 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância. Foto: acervo pessoal.

Durante o evento, o professor do IFRN na área de Sistemas de Informação e Tecnologias Educacionais e Assessor de Inovação em Tecnologias Educacionais, Thiago Medeiros Barros, apresentou a oficina de ‘Produção de material didático com ampla acessibilidade: desafios e tendências’ onde introduziu os principais conceitos do Design Educacional para EaD e a metodologia ADDIE, além de apresentar experiências práticas de como realizar cada uma das etapas desse modelo metodológico: análise, desenho, implementação e avaliação.

“Entendemos que existe a lei de inclusão desde 2015 e cada dia mais é uma demanda urgente. Cada vez mais entram alunos com necessidades específicas e é uma responsabilidade social nossa. Então pensamos como solução algumas ferramentas como inteligência artificial que consigam diminuir o custo dessa produção e acessibilizar cada vez mais a educação.”

A Central de Ajuda no 4º Congresso Nordestino de EaD

A estudante do curso técnico em Administração do campus ZL, Beatriz Sayuri do Nascimento Kato apresentou no evento o ‘Relato de Experiência da Central de Ajuda do Campus Natal – Zona Leste do IFRN’. Onde falou sobre a importância da plataforma e como ajuda os estudantes a se integrarem com as novas tecnologias e processos da instituição. A Central de Ajuda é uma base de conhecimento que possibilita o compartilhamento de conteúdos por meio de artigos curtos no formato de tutoriais.

“Eu entendo que a gente é meio leigo quando entra no curso e nos sistemas que o IFRN usa, como SUAP, Moodle e afins. Até dos processos seletivos em si, e como se dão as coisas nesse sentido. Então eu vejo muito como uma forma de desburocratizar tudo isso.  Da gente conseguir uma forma quase que de emancipação do aluno. Por exemplo, hoje em dia eles não precisam mais procurar a Secretaria Acadêmica em certos momentos, porque na Central da de Ajuda já temos explicado o passo a passo de praticamente qualquer processo.’’

Mediação pedagógica

Mediação pedagógica realizada no Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN é apresentada no 4º Congresso Nordestino de EaD. Foto: acervo pessoal.

E para finalizar, a pedagoga do Campus Zona Leste, Adilina Andrade, juntamente de Ester de Brito Soares Dantas,  estagiária de pedagogia, apresentaram o relato de experiência ‘Mediação pedagógica – Um olhar para o acompanhamento dos alunos no Campus Natal Zona Leste’ onde explicam a importância de falar sobre a mediação pedagógica no congresso: “A gente viu como uma oportunidade de divulgar esse trabalho de acompanhamento do aluno que a gente faz junto ao campus Natal – Zona Leste, para que outros possam conhecer essa forma que a gente está desenvolvendo de acompanhar o aluno na modalidade à distância.’’

Adilina explica que, na prática, os tutores de alunos desempenham um papel crucial no monitoramento da participação dos estudantes nas disciplinas. Eles revisam as páginas das disciplinas, identificando alunos que não têm acessado ou realizado atividades. Posteriormente, elaboram um relatório detalhando esses casos. Em um segundo momento, a equipe entra em contato com esses alunos por meio do WhatsApp da equipe técnico-pedagógica, buscando compreender as razões por trás da falta de assiduidade e da não realização das atividades. Durante essa interação, são colhidas as perspectivas e preocupações dos alunos. Com base nessas informações, são feitos encaminhamentos adequados, como suporte para questões financeiras, acesso à internet ou direcionamento para o serviço social ou o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Além disso, o relatório é compartilhado com o coordenador de curso, garantindo que esteja ciente da situação dos alunos e possibilitando a adoção de medidas apropriadas.