Educação prisional: campus realiza aulas de química experimental para estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental

Na última semana, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN realizou aulas de química experimental nas instalações do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, na Cadeia Pública de Apodi e no Centro de Detenção Provisória de Caraúbas. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação entre a instituição e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). A atividade foi destinada aos alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que estão privados de liberdade.

Para o professor do IFRN e bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Olímpio José, “ensinar química dentro das muralhas de uma prisão tem sido uma jornada surpreendentemente transformadora, tanto para mim quanto para os alunos que estão empenhados em completar a graduação”. José destacou ainda a importância do suporte do instituto federal e ressaltou como a modalidade de educação a distância abre portas para formas de contribuição que antes não poderiam ser imaginadas.

A educação superior a distância em espaços de privação de liberdade é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Conheça mais sobre o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFRN nos presídios estaduais do Rio Grande do Norte.