Educação prisional é tema de simpósio organizado pelo IFRN/ZL e Governo do RN em dezembro
Seu objetivo é promover diálogos sobre educação em contextos prisionais, abordando temas de ressocialização, políticas educacionais e inclusão.
22 de novembro de 2024
O Simpósio Estadual de Educação nas Prisões do Rio Grande do Norte está previsto para acontecer entre os dias 09 e 19 de dezembro. O seu objetivo é promover diálogos sobre educação em contextos prisionais, abordando temas de ressocialização, políticas educacionais e inclusão. Esses eventos geralmente incluem palestras, debates e trocas entre educadores, gestores e especialistas da área.
A programação reúne profissionais da educação e projetos de sucesso relacionados às atividades educacionais.
Segundo a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Edneide Bezerra, o evento é um convite para que as pessoas conheçam a importância da educação no sistema prisional. Por isso, promover o diálogo entre os especialistas na área é essencial para promover a ressocialização.
“O IFRN estará fazendo o relato do seu trabalho que desenvolve com o ensino superior no sistema prisional juntamente com outras instituições do RN. Vamos refletir sobre o que estamos fazendo e como podemos avançar nesse trabalho. Estamos felizes em saber que o Campos Natal-Zona Leste é o articulador de juntar as pessoas para que a gente possa, durante dois dias, refletir sobre a educação nas prisões”, comentou Edneide.
O evento conta com a realização do Campus Avançado Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (SEEC).
Serviço – Simpósio Estadual de Educação nas Prisões do Rio Grande do Norte
Onde: Secretaria Estadual de Educação.
Endereço: Centro Administrativo do RN –
Data: 09 e 10 de dezembro de 2022
Programação Completa do Simpósio
09 de dezembro
13:30 – 14:00: Credenciamento
14h – Mesa de abertura
- Profa. Maria de Fátima Bezerra – Governadora
- Profa. Socorro Batista – SEEC/SUEJA
- Dr. Helton Edi – Secretário SEAP
- Prof. José Arnóbio – Reitor do IFRN
- Prof. José Daniel Diniz Melo – Reitor da UFRN
- Profa. Edneide da Conceição Bezerra (UAB/IFRN)
15:00 – Conferência de abertura
O Papel da Educação em espaços prisionais como Direito Humano: Desafios e Caminhos para a Transformação
Participante:
Profa Dr. Elenice Maria Cammarosano Onofre
16:30 Coffee break
10 de dezembro (Manhã)
08:30 às 10:30 – Café com Ideias
Debatedores:
- Profa. Elenice Maria Cammarosano Onofre: 20 anos do Projeto Educando para Liberdade: o ineditismo do diálogo entre Ministério da Educação e Ministério da Justiça e suas repercussões nos Estados da Federação.
- Prof. Alexandre da Silva Aguiar: A aproximação da Universidade com a temática, atuação em redes de pesquisadores, extensionistas e gestão pública; seus impactos no âmbito da produção acadêmica nas duas últimas décadas.
10:00 às 12:00
Relatos de Experiências
Painel 1: O papel do Estado na promoção da cidadania nas prisões: experiências educacionais de gestores públicos.
Participantes:
- Profa. Liz Araújo – EJA no Sistema Prisional – Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA da SEEC/RN);
- Policial Penal Vilma Paixão – A realização do ENCCEJA PPL, ENEM PPL e Projetos de Leitura – (Departamento de Promoção à Cidadania – DPC da SEAP/RN);
- Profa. Edneide da Conceição Bezerra – A política de inclusão de privados de liberdade nos cursos a distância do IFRN – (Universidade Aberta do Brasil – UAB no IFRN).
10 de dezembro (Tarde)
14:00 – Relatos de Experiências
Painel 2: Experiências de professores e estudantes em contextos prisionais. –
Participantes:
- Profa. Geovilda Melo (Assessora Pedagógica da EJA Prisional) – Práticas Pedagógicas: relato de experiência do Sarau Literário desenvolvido na Unidade Prisional Rogério Coutinho Madruga;
- Profa. Laysa Glícia (Professora de física do Sistema Prisional) – Laboratório de astronomia no sistema prisional;
- Prof. Francisco Augusto Cruz – Projeto Escolha Certa – RAESP RN e APAC Macau – Curso preparatório para os exames ENCCEJA e ENEM PPL e a remição das penas pelo estudo.
15:00 – Conferência de encerramento