ELEIÇÕES 2019: Entenda como será a votação para o cargo de Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste

A Comissão Eleitoral Local do Campus Avançado Natal – Zona Leste divulgou na última sexta-feira (08) a homologação de candidatura para Diretor-Geral da instituição para o quadriênio 2020-2024. De acordo com o documento, o professor José Roberto Oliveira dos Santos, atual Diretor-Geral pro tempore do Campus Avançado Natal – Zona Leste, é candidato único para continuar no cargo.

Conheça o candidato

José Roberto Santos é graduado e mestre em Ciências Sociais pela UFRN

José Roberto Oliveira dos Santos tem 38 anos, é graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e faz parte do quadro de servidores do IFRN desde 2012, quando começou a atuar como professor de Sociologia no Campus Ipanguaçu. Com uma breve passagem pelo Campus Ceará-Mirim, a sua chegada no Campus Natal –  Zona Leste se deu em 2014 quando a unidade ainda se chamava Campus EaD.

A sua experiência na gestão educacional no IFRN começou na coordenação do Curso de Aperfeiçoamento para professores dos municípios do RN (CAPROM), programa que objetiva capacitar docentes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania numa perspectiva transdisciplinar. Em 2017, assumiu a coordenação-geral da Rede e-Tec, que tem como finalidade o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância.

José Roberto dos Santos em frente ao prédio principal do Campus Avançado Natal – Zona Leste

Atualmente, José Roberto Oliveira dos Santos é Diretor-Geral pro tempore do Campus Avançado Natal – Zona Leste, cargo que ocupou em uma situação delicada: o falecimento do pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira, que dirigia o Campus desde 2016.

Regras eleitorais

O período de campanha do candidato começou na última sexta-feira (8) e segue até o dia 03 de dezembro. Durante este período, o candidato poderá fazer campanha em espaços abertos, como pátios e corredores, e por meio de suas redes sociais pessoais. Os únicos materiais físicos permitidos serão, no máximo, 10 banners, a serem afixados pela Comissão Eleitoral em locais definidos.

Não será permitida campanha eleitoral em ambientes fechados, como salas de aula, administrativas ou de servidores, laboratórios e bibliotecas. O candidato não poderá utilizar faixas, folders, panfletos, bottons, camisetas ou outros materiais de natureza publicitária. Também não é permitido o aliciamento de eleitores.

Entenda a votação

A votação para a escolha do novo Diretor-Geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste, assim como para o cargo de Reitor(a) do IFRN, acontecerá no dia 04 de dezembro.

Todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do IFRN poderão votar, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação – presenciais ou a distância. Os votos terão peso igual para docentes, discentes e técnicos-administrativos, valendo-se da proporcionalidade de peso de um terço para cada grupo apto para votar.

É importante frisar que todos os alunos dos cursos EaD (técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação) possuirão as mesmas condições oferecidas aos alunos presenciais para garantir a sua participação no processo de consulta. A Comissão Eleitoral Local está organizando a estrutura necessária para que isso aconteça e irá divulgar em breve como os alunos do Campus Natal – Zona Leste devem proceder para votar.