Encontro de Tutores reúne educadores para fortalecer práticas na Educação a Distância

O tutor é um elo que acompanha o desenvolvimento da disciplina junto ao aluno, enquanto o professor é responsável pela construção dos conteúdos.

Nesta terça-feira (19), o Museu de Minérios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi o cenário do Encontro de Tutores promovido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento reuniu profissionais da Educação a Distância (EaD) para debater inovações, desafios e estratégias pedagógicas. A programação incluiu palestras, workshops e momentos de troca de experiências entre tutores e educadores.

A abertura do evento foi conduzida pela professora Aline Amorim, do IFES, com a palestra “Mediação pedagógica e feedback no contexto de Educação a Distância: concepções, reflexões e práticas pedagógicas”.

A apresentação destacou a importância da atuação dos tutores na mediação entre os estudantes e o processo de aprendizagem. Edilma Costa, pedagoga e tutora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), explicou que o papel do tutor é acompanhar o aluno nas atividades avaliativas e no uso da plataforma Moodle, garantindo que o estudante fique atento às tarefas e ao material disponibilizado. 

Segundo Edilma, o tutor é um elo que acompanha o desenvolvimento da disciplina junto ao aluno, enquanto o professor é responsável pela construção dos conteúdos. Ela também reforçou a importância dos polos de apoio presencial como espaços que conectam os alunos ao campus virtual, oferecendo suporte direto para aqueles que enfrentam dificuldades em acompanhar as atividades online. 

Esse contato mais próximo, segundo ela, tem sido fundamental para garantir o engajamento dos estudantes e evitar a evasão. “O professor estrutura as matérias e as atividades, mas são os tutores que acompanham o desenvolvimento da disciplina junto ao aluno, principalmente quando trabalhamos com EaD”, explicou.  

Miriam Araújo, mediadora dos polos da UAB no IFRN, também destacou o papel do evento como um momento único para troca de experiências entre os tutores. Ela explicou que essas interações permitem que os profissionais ampliem seu aprendizado e levem as melhores práticas aos estudantes, fortalecendo a qualidade da educação a distância.

“O seminário é de extrema importância porque será o momento único dos tutores em ouvir seus colegas e ampliar seu processo de aprendizado e poder compartilhar com seus alunos”, disse.  

O professor Thiago Medeiros do IFRN Natal-Zona Leste ministrou, posteriormente, a palestra “Potencialidades da Inteligência Artificial no contexto de práticas pedagógicas de EaD”. Ele discutiu como a inteligência artificial tem sido utilizada para personalizar o ensino e apoiar tutores e gestores na rotina acadêmica. 

Durante a apresentação, foram destacados exemplos práticos do uso da IA, como a criação de planejamentos de aulas, a elaboração de atividades e a análise de dados para tomada de decisões mais rápidas e eficazes. Medeiros apontou o potencial de ferramentas como o ChatGPT, que podem gerar relatórios e insights relevantes a partir de informações sobre o perfil dos alunos.

“O objetivo dessa palestra é apresentar como modelos de IA generativo, como o ChatGPT, podem auxiliar nas atividades dos tutores, dos professores e também de gestores. Como podemos trabalhar? Auxiliando na construção de planejamento de aulas, de atividades, inclusive analisando dados, por exemplo. Então, você consegue subir uma planilha do Excel e gerar gráficos para fazer uma tomada de decisão. Todo esse arcabouço hoje é facilitado com uma engenharia ativa”, disse o docente. 

No período da tarde, os participantes se envolveram no workshop prático “Moodle e suas ferramentas pedagógicas para potencializar as práticas educacionais no contexto da EaD” , conduzido pelo professor Kelson Medeiros. Além disso, tiveram outros momentos com apresentações de atividades dos tutores, palestras e também mais compartilhamento de conhecimento. 

Com discussão sobre inovação e uso de tecnologias emergentes, o evento destacou o compromisso da UAB com a expansão e a melhoria da educação a distância no Brasil.