GESTÃO – Professor José Roberto Santos é nomeado Diretor Pro Tempore do Campus Natal – Zona Leste

O professor José Roberto Oliveira dos Santos, que assumia a função de Diretor Pro Tempore do Campus Avançado Natal – Zona Leste, foi reconduzido ao cargo na última quinta-feira (23). A portaria de nomeação foi assinada pelo novo reitor Pro Tempore do IFRN, professor Josué Moreira.

José Roberto foi eleito em dezembro de 2019 com 91,18% dos votos, em consulta conduzida e finalizada sem irregularidades. Apesar disso, sua posse se dá em caráter temporário, visto que o professor Josué Moreira, segundo a legislação que regulamenta o IFRN, não tem autoridade para nomear e dar posse definitiva.

Nota oficial

O Diretor Pro Tempore do Campus Natal – Zona Leste reconhece a instabilidade vivida por toda a sociedade em 2020. Em nota oficial, ele se compromete a seguir os princípios republicanos e trabalhar pelo avanço da modalidade EaD no IFRN:

“Assumir a gestão do Campus Natal – Zona Leste já é um desafio, tornando-se ainda maior pelo contexto em que vivemos em relação à pandemia do COVID-19 e o não-respeito à legitimidade e à autonomia democrática do IFRN. Nesse contexto de crise, com o apoio que recebe de toda comunidade do nosso campus, a gestão do Campus Natal – Zona Leste segue comprometida com os princípios republicanos para a estabilidade institucional, a nomeação de todos(as) os(as) eleitos(as) no pleito eleitoral de 2019, assim como o avanço da modalidade EAD em nosso Instituto. Espero que, com o retorno da normalidade institucional, da garantia da sua autonomia e de seus processos democráticos, possamos celebrar a nomeação em definitivo e não Pro Tempore para o mandato da gestão do campus.” (Nota Oficial do professor José Roberto Oliveira dos Santos, Diretor Pro Tempore do Campus Avançado Natal – Zona Leste)

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019 o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. José Roberto Oliveira dos Santos para Diretor do Campus Avançado Natal – Zona Leste.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20). Contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Sobre José Roberto Oliveira dos Santos

José Roberto Santos é graduado em Sociologia pela UFRN

José Roberto Oliveira dos Santos tem 39 anos, é graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e faz parte do quadro de servidores do IFRN desde 2012, quando começou a atuar como professor de Sociologia no Campus Ipanguaçu. Com uma breve passagem pelo Campus Ceará-Mirim, a sua chegada no Campus Natal –  Zona Leste se deu em 2014 quando a unidade ainda se chamava Campus EaD.

A sua experiência na gestão educacional no IFRN começou na coordenação do Curso de Aperfeiçoamento para professores dos municípios do RN (CAPROM), programa que objetiva capacitar docentes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania numa perspectiva transdisciplinar. Em 2017, assumiu a coordenação-geral da Rede e-Tec, que tem como finalidade o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância.

Em 2019, José Roberto assumiu a Direção Pro Tempore do Campus Avançado Natal – Zona Leste, devido ao falecimento do então Diretor-Geral Alexsandro Paulino de Oliveira. Agora, assume pela segunda vez o mesmo cargo.