IFRN Natal – Zona Leste recebe visita da CAPES para produção de material didático do curso EJA-EPT

Visita marcou o início de uma parceria estratégica para a produção de material didático voltado ao curso de Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Na última segunda-feira, 16 de dezembro, o Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita de uma equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A visita marcou o início de uma parceria estratégica para a produção de material didático voltado ao curso de Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).

A iniciativa visa formar professores da rede federal de ensino, alinhando-se aos objetivos de expansão e fortalecimento da educação pública e inclusiva no Brasil. 

A escolha do Campus Natal – Zona Leste para o desenvolvimento dos materiais reflete sua reconhecida atuação na modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como sua integração ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Durante a visita ao Campus ZL, Carlos Estevam Marcolini Rezende, Coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento em EaD (CPCM) da CAPES, destacou a relevância da escolha do IFRN-ZL para liderar a produção de materiais didáticos para o curso EJA-EPT. O coordenador comentou que essa escolha se deu pelo reconhecimento que a instituição tem por esta modalidade de ensino. Ele ressaltou a importância da reunião e do papel do IFRN na produção de material didático para o curso nacional de extensão na área da EJA.

“Esta reunião foi uma oportunidade das equipes do IFRN e da CAPES se conhecerem. Seremos responsáveis por criar o material didático para o curso de formação. O objetivo é formar, em sua primeira etapa, 50 mil licenciados em todo o país na área da EJA. Numa segunda etapa, pretendemos proporcionar formação continuada para esses licenciados. O curso visa atender a necessidade do país nessa formação específica”, disse o coordenador da CAPES.

Durante a visita, a equipe da CAPES participou de reuniões técnicas e conheceu os recursos tecnológicos e as metodologias utilizadas pelo Campus na elaboração de materiais educacionais. 

Fotos: Caroline Vitorino

A Pró-Reitora de Ensino do IFRN, Anna Catharina Dantas, comentou que a expertise do IFRN em EaD, juntamente com as últimas ações do EJA-EPT, mostram o compromisso do instituto no combate à evasão escolar.

“Particularmente, essa articulação com a educação profissional é, hoje, a forma mais promissória em termos de formação para a educação de jovens e adultos. Esse curso, em particular, que vai abranger nossos licenciados no Brasil inteiro, tem uma dimensão nacional, uma dimensão continental. Estarmos à frente dessa iniciativa faz com que o trabalho do IFRN seja expandido para todo o Brasil.”, disse Anna Catharina Dantas, a Pró-Reitora de Ensino do IFRN.

O projeto seguirá as diretrizes pedagógicas e tecnológicas definidas para atender às necessidades do curso EJA-EPT, contribuindo para a capacitação de professores da UAB que atuarão na rede federal de educação.

O Campus Natal – Zona Leste reafirma, com esta parceria, seu compromisso com a promoção de uma educação pública, acessível e de qualidade, consolidando-se como referência na produção de conteúdos didáticos para a modalidade EaD.

Além da Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, também estiveram presentes o Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste, José Roberto Santos, a coordenação de Mídias Educacionais e integrantes do projeto EJA-EPT dentro do Campus ZL.