IFRN, UFRN, UFERSA e UERN se encontram para debater estratégias para expansão de educação a distância no estado

A reunião ocorreu no III Encontro de Polos e Instituições Públicas de Ensino Superior do Sistema UAB do RN.

Servidores do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, unidade responsável pela oferta de cursos na modalidade de educação a distância (EaD) da instituição, e representantes de outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Norte, estiveram presentes em evento que discutiu estratégias para ampliação da oferta de cursos EaD e para a diminuição da taxa de evasão estudantil. O encontro ocorreu em Martins, município do RN a cerca de 400 km de Natal, entre os dias 22 e 24 de abril, contando com palestras sobre estratégias de fortalecimento e gerenciamento dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Além disso, a programação do evento dispôs de espaços para debater técnicas de potencialização na divulgação das ações formativas e para a apresentação do planejamento estratégico dos polos da UAB. A presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB) e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN, professora Edneide Bezerra, destacou o compromisso da instituição com o acompanhamento do estudante durante sua jornada de ensino como foco principal do planejamento estratégico já realizado no IFRN/ZL. “Nós partimos do princípio de que só existe professor, coordenador (e outras funções nas instituições de ensino) porque temos alunos. Ele é nossa função primeira”, enfatiza.

O encontro contou com a colaboração do IFRN, UFRN, UFERSA e UERN, todas integradas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), na oferta de cursos por meio da modalidade de educação a distância. O Fórum de Coordenadores de Polos UAB no Rio Grande do Norte (FecoUAB/IFRN) também apoiou a organização do evento.

Outras edições

Com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as IPES e a UAB na oferta de cursos nessa modalidade de ensino, o Encontro de Polos de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil no RN está em sua terceira edição. Em ocasiões anteriores, as reuniões aconteceram no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sobre a Universidade Aberta do Brasil no IFRN

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.