IFRN/ZL participa da XXIV Jornada de Educação de Natal

Nos dias 7 e 8 de março, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN marcou presença na XXIV Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (JENAT) com a participação das professoras Edneide Bezerra e Ivoneide Bezerra. Este ano, o evento trouxe como temática a “Educação Integral e o Fazer Pedagógico”.

A programação contou com palestras, mesas redondas, minicursos e relatos de experiência, além de exposição de trabalhos e apresentações artístico-culturais. Durante a jornada, as professoras do campus participaram da mesa redonda intitulada “A Leitura e a Escrita como Práticas Fundamentais da Educação Integral”.

Para a profa. Edneide Bezerra, a participação no evento foi importante para contribuir com discussões sobre como organizar o trabalho pedagógico a fim de garantir a construção da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. “O campus Zona Leste se destaca nesse cenário por contar com duas professoras que atuam na área com formação e por contribuir ativamente com o processo formativo de professores da rede municipal”, ressalta.

Já a profa. Ivoneide Bezerra destacou a importância de ensinar a ler e a escrever em todas as áreas do conhecimento, explicando que a contribuição do IFRN/ZL se dá por meio de projetos de extensão e pesquisa para professores da rede municipal, com a participação de formadores de professores.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo campus estão o projeto de pesquisa “Concepções de Professores de Língua Portuguesa e Matemática sobre Leitura e Escrita como Eixos Articuladores de Diferentes Áreas do Currículo nos Documentos Oficiais” e o projeto de extensão “Projeto de Extensão (Multi)letramentos do Professor: Web Currículo e Metodologias Ativas na Escola”.