IFRN/ZL participa de encontro para debate e planejamento estratégico dos polos UAB/RN

O II Encontro de Polos de Educação a Distância da UAB ocorreu nos dias 26 e 27 na SEDIS/UFRN.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, gestores dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Rio Grande do Norte (RN) se reuniram na sede da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para planejamento estratégico anual. O evento, que teve como objetivo fortalecer a colaboração entre as instituições de ensino e a UAB na oferta de cursos de formação inicial e continuada na modalidade de educação a distância (EaD), contou com a presença de representantes do IFRN/ZL, UFRN, UFERSA e UERN. Além dessas instituições, o evento teve apoio do Fórum de Coordenadores de Polo UAB no RN (FECOUAB/RN).

Presidente do Fórum de Coordenadores de Polo UAB do RN, Hélia de Oliveira.

A presidente do Fórum de Coordenadores de Polo UAB do RN, Hélia de Oliveira, destacou que o evento é relevante “porque o FECOUAB/RN articulou com as instituições estaduais e os coordenadores de polo para atender a essa demanda. Este momento foi fundamental, permitindo que vozes, incluindo as dos coordenadores de polo, fossem ouvidas. Ao final dessa articulação, unimos esforços para garantir que os cursos abranjam todos os polos do estado por meio do edital da CAPES”.

Durante o II Encontro de Polos de Educação a Distância da UAB esteve na pauta do planejamento estratégico a elaboração de propostas de cursos para submissão no Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), documento importante para a ampliação dos cursos de licenciatura ofertados no âmbito do Programa UAB até 2026.

A presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB) e coordenadora da UAB no Campus Avançado Natal – Zona Leste, Edneide da Conceição Bezerra, enfatizou que “essa reunião é resultado de uma articulação que vem sendo construída há mais de seis meses”, reforçando a importância da união entre as instituições de ensino do Rio Grande do Norte na esfera pública para a construção de uma educação a distância acessível a todos.