IFRN Zona Leste participa do XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) em Porto Velho – RO

Wagner de Oliveira, na direita, e Beatriz Kato, ao fundo, palestram sobre a produção de material didático acessível para Educação a Distância no IFRN. Foto: XIII Connepi.

O diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, professor doutor e pesquisador, Wagner de Oliveira, e a estudante Beatriz Kato, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Zona Leste, participaram de 26 a 29 de setembro do XIII Connepi. Este ano, o evento aconteceu no Instituto Federal de Rondônia e teve como temática “CONNEPI que Transforma: Diversidade e Inclusão”.

O congresso, que é uma iniciativa das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, busca o fortalecimento e a promoção de atividades de inovação, pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica.

Na conferência, Beatriz e Wagner apresentaram um artigo científico em que, junto de dois outros pesquisadores, trabalharam em um conjunto de ferramentas de acessibilidade para serem utilizadas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem utilizado no IFRN Zona Leste e na maioria das instituições de Ensino a Distância do Brasil. Além do artigo, eles também participaram como palestrantes – onde discutiram questões de acessibilidade na produção de materiais didáticos.

O professor conta que “o artigo surgiu para suprir um trabalho que temos que fazer para melhorar a acessibilidade dos nossos cursos”, e que viu no Connepi a ocasião perfeita para discutir a inclusão e o que está sendo pensado para melhorias no campus. Além disso, Wagner visualiza no evento uma oportunidade ímpar para a participação discente. “Estimular a participação de alunos faz parte do nosso objetivo como instituição federal de ensino”, complementa ele.

Para Beatriz Kato, apresentar no congresso foi uma experiência muito enriquecedora e contribuiu para que entendesse como funciona um evento científico, essa foi a sua primeira vez no Connepi. “Foi muito legal ver todo o apoio que eu recebia tanto de pessoas ligadas ao IFRN quanto de pessoas que não têm vínculo com o instituto, pessoas do meu círculo social”, conta ela. Beatriz é formada no curso Técnico em Multimídia pelo IFRN, campus Natal – Cidade Alta, atualmente é graduanda de Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aluna do curso Técnico Subsequente em Administração pelo IFRN, campus Natal – Zona Leste, e bolsista do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), da mesma instituição.