Pesquisa

Projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Campus Natal – Zona Leste vêm ocorrendo desde 2010. Essas atividades visam contribuir com a iniciação científica dos alunos e são viabilizadas através de editais para processos seletivos de projetos e bolsistas de pesquisa com duração de até nove meses.

Atualmente, 10 (dez) projetos de pesquisa estão em atividade, divididos em 05 (cinco) grupos de pesquisa que visam, entre outros aspectos, a Formação de Professores, Educação Inclusiva, Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica.

Projetos de pesquisa em atividade:

O projeto aqui apresentado tem por objetivo compreender processos reflexivos que se manifestam na produção acadêmica de professores que ensinam matemática elaborada ao longo de um processo formativo em nível de pós-graduação lato sensu.

Objetivo Geral:

O objetivo geral desta pesquisa é identificar, na produção acadêmico-científica de trabalho de conclusão de curso em nível de pós-graduação lato sensu, e que têm como foco o ensino de matemática, elementos epistemológicos relacionados à reflexividade crítica sobre os processos de formação e atuação docentes.
Compreender as principais abordagens, tipos e procedimentos técnicos selecionados pelos alunos de pós-graduação para suas pesquisas,
dentificar as categorias dos processos reflexivos tal como propostos por Shön (1983) e Pimenta e Ghedin (2012) nos textos selecionados, discutindo seus fundamentos teóricos-metodológicos;
Comunicar os resultados obtidos deste mapeamento em periódicos e/ou outros meios de divulgação adotados pelo IFRN.

Coordenador(a):

Abigail Noadia Barbalho da Silva

SITUAÇÃO:

ATIVO

O presente projeto busca analisar a formação docente na perspectiva inclusiva em cursos na
modalidade de Educaçãoà distância (EaD). Como metodologia, realizaremos o estudo documental
do Projeto Político Pedagógico (IFRN, 2012), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
matemática (IFRN, 2018) e páginas do AVA – Moodle/IFRN da disciplina de Educação Inclusiva.
Adotamos como fundamentação teórica, a própria legislação brasileira sobre Inclusão vigente na
atualidade, bem como o trabalho de Mendes e Campos (2015) e Kuenzer (2002). Buscamos assim
contribuir com a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de Licenciatura e com a formação de
novos pesquisadores, de modo há fortalecer o trabalho dos grupos de pesquisa envolvidos.

Objetivo Geral:

O presente projeto busca analisar a formação docente na perspectiva inclusiva em cursos na
modalidade de Educaçãoà distância (EaD). Como metodologia, realizaremos o estudo documental
do Projeto Político Pedagógico (IFRN, 2012), Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
matemática (IFRN, 2018) e páginas do AVA – Moodle/IFRN da disciplina de Educação Inclusiva.
Adotamos como fundamentação teórica, a própria legislação brasileira sobre Inclusão vigente na
atualidade, bem como o trabalho de Mendes e Campos (2015) e Kuenzer (2002). Buscamos assim
contribuir com a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de Licenciatura e com a formação de
novos pesquisadores, de modo há fortalecer o trabalho dos grupos de pesquisa envolvidos.

Coordenador(a):

Thalita Cunha Motta

SITUAÇÃO:

ATIVO

A presente proposta tem como objetivo mapear a oferta de educação nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte e diagnosticar os principais desafios para a garantia da assistência educacional.

Objetivo Geral:

Trata-se de uma
pesquisa de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos técnicos próprios da pesquisa de campo. Espera-se, com este projeto, obter informações precisas sobre oferta, estrutura e condições de assistência educacional prisional. Além disso, o estudo pretende contribuir para o debate e a formulação de políticas públicas que visem garantir o acesso à educação dentro do sistema
prisional, de forma a contribuir para a ressocialização dos detentos e a redução da reincidência criminal.

Coordenador(a):

Edneide da Conceição Bezerra

SITUAÇÃO:

ATIVO

Neste projeto apresentamos uma investigação sobre as possibilidades e a importância da Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD e os
benefícios da interlocução sobre essa formação para o êxito e agilidade na melhoria educacional

Objetivo Geral:

Analisar as contribuições da Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD, para a formação de professores e a melhoria do
processo Ensino e Aprendizagem.

Coordenador(a):

Silvia Regina Pereira de Mendonca

SITUAÇÃO:

ATIVO

Este projeto de pesquisa visa oferecer contribuições e ampliar a discussão acerca questões relativas aos Estudos do letramento, em particular, no que se refere ao trabalho pedagógico com as práticas de leitura e de escrita mediadas pelo uso de tecnologias digitais desenvolvidas a partir de projetos e oficinas de letramento no ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Objetivo Geral:

Investigar, em processos formativos, concepções de professores de Língua Portuguesa e Matemática acerca do trabalho com as práticas de leitura e escrita como eixos articuladores de saberes de diferentes áreas do currículo escolar, considerando as orientações de documentos normativos do ensino na educação básica.

Coordenador(a):

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos Marques

SITUAÇÃO:

ATIVO

O presente projeto apresenta o aprimoramento de um sistema de controle de acesso aos laboratórios do Instituto Federal desenvolvido em projeto de pesquisa no ano de 2015. Este melhoramento se dará através da elaboração de uma nova interface de gerenciamento mais intuitiva para dispositivos de acesso, permitindo a inserção novas funcionalidades no gerenciamento remoto e diretrizes de acesso aos ambientes, além de implementar um controle de presença de bolsistas e voluntários.

Objetivo Geral:

Nos dias atuais, a criminalidade cresce de maneira assustadora, chegando a afetar nossos lares e ambientes de trabalho. Em paralelo a essa onda de crimes, a economia mundial sofre com instabilidades e ameaças de recessão. Em meio a esta atmosfera econômica, a utilização eficiente dos recursos por parte do estado se torna primordial para manter o equilíbrio das contas públicas.
Nesse contexto, é extremamente importante evitar perdas materiais, seja através de planejamento, para evitar falta de manutenção em equipamentos; através de capacitação dos servidores, para minimizar danos a equipamentos por erros de operação; ou através da intensificação da segurança para coibir crimes como furto de materiais. Materiais esses que podem girar facilmente na casa de milhares
de reais.

Coordenador(a):

João Moreno Vilas Boas de Souza Silva

SITUAÇÃO:

ATIVO

Com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação e com seu amplo uso atualmente no ambiente de ensino, houve um aumento da demanda por artefatos de hipermídia que facilitem o processo de aprendizado, pois uso destas tecnologias no ambiente de aprendizado facilita ao aluno o engajamento na disciplina e melhora a cognição dos conteúdos apresentados. Os jogos digitais atraem muito a atenção de jovens, principalmente os adolescentes, portanto esta ferramenta poderia ser utilizada com eficácia na transmissão de conhecimentos em diversas áreas.

Objetivo Geral:

O objetivo geral deste projeto é produzir quest para o IFRN: O jogo, que é um jogo digital que se passa no campus IFRN-Natal Central para divulgar sua estrutura fisica, departamentos, projetos, linhas de pesquisa, professores e funcionários chaves, laboratórios, e trabalhos realizados no ambiente do campus, com o intuito de alcançar tanto para o público interno como para o público externo.

Coordenador(a):

João Moreno Vilas Boas de Souza Silva

SITUAÇÃO:

ATIVO

Projetos de pesquisa anteriores:

É possível afirmar que o acesso a educação e a ciência são os instrumentos mais eficazes na busca por soluções para o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus – SARS-CoV-2, capaz alcançar um retorno a curto prazo às demandas relacionadas a Covid-19. Nesse sentido, o projeto almeja entregar produtos relevantes para a educação do Brasil, que poderá ser replicado pelas unidades da Rede Federal.

Objetivo Geral:

Alcançar um retorno a curto prazo às demandas relacionadas a educação profissional, diante do enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus – SARS-CoV-2, por meio do desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para as disciplinas do núcleo estruturante dos cursos técnicos integrados do IFRN, durante o ano de 2020.
Objetivos específicos

Realizar projeto de extensão tecnológica, em diálogo contínuo com a sociedade, por meio da modalidade de Ensino à Distância – EaD.
Contribuir para a qualificação das ações de projetos de extensão realizadas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, voltadas ao enfrentamento das desigualdades sociais.
Fornecer aos alunos do IFRN soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo, diante do cenário de saúde pública do país, contribuindo para o atendimento às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Objetivo Geral:

Efetuar um estudo crítico da produção literária dos poetas norte-rio-grandenses contemporâneos a partir da seleção de algumas publicações.

Área do conhecimento:

Linguística, Letras e Artes

Grupo de Pesquisa:

Letramentos, Educação e Identidades

Coordenador(a):

Joao Batista de Morais Neto

Orientador(a):

Marilia Goncalves Borges Silveira

Orientandos:

Cleuneide Rodrigues de Souza

Thaisa Rafaela Vieira da Silva

Makesia Mayra de Gois

Joseria Medeiros de Azevedo

Simone Silva Pinheiro Duarte

Objetivo Geral:

Investigar o papel dos projetos de letramento no empoderamento de professores de língua portuguesa e matemática.

Área do conhecimento:

Linguísticas, Letras e Artes

Coordenador(a):

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos Marques

Orientador(a):

Marilia Goncalves Borges Silveira

Helenice Lopes Barbosa

Orientandos:

Thaisa Rafaela Vieira da Silva

Simone Silva Pinheiro Duarte

Italo Benfica Alves Junior

Objetivo Geral:

Analisar/refletir acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na inclusão de alunos privados de liberdade no Ensino Superior a Distância no IFRN.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Coordenador(a):

Edneide da Conceicao Bezerra

Orientador(a):

Thalita Cunha Motta

Orientanda:

Jacqueline Fernandes de Gusmão Neves Pessanha

Objetivo Geral:

Analisar o desenvolvimento do AEE na modalidade EaD do IFRN para a inclusão de estudantes com deficiência do curso de Letras Espanhol.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Coordenador(a):

Thalita Cunha Motta

Orientador(a):

Edneide da Conceicao Bezerra

Claudia Pereira de Lima Parente

Orientandos:

Cristiane Oliveira Gomes

Patricia de Souza Silva

Júlia Morais de Lima

Objetivo Geral:

Analisar as contribuições da utilização de redes sociais no ensino, para o processo de interligação das relações entre os conteúdos educacionais e a realidade dos educandos.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Silvia Regina Pereira de Mendonca

Orientador(a):

Alberico Teixeira Canario de Souza

Orientandos:

Sunamita Nunes de Oliveira

Objetivo Geral:

Analisar as concepções sobre ensino e aprendizagem na educação a distância de professores que atuam no Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, por meio de produção de narrativas docentes.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Patricia Carla de Macedo Chagas

Orientador(a):

Luciane Soares Almeida

Gueidson Pessoa de Lima

Orientandos:

Úrsula Andréa de Araújo Silva

Tereza Cristina Félix de Andrade Silva

Ana paula Teixeira da silva

Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes

Objetivos Gerais:

Analisar a aplicabilidade do Design Educacional às atividades de aprendizagem voltadas para orientação à pesquisa em ambientes virtuais de aprendizagem e às atividades de impleme​ntação dessas pesquisas em diversos contextos.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a articulação entre o Design Educacional em processos de pesquisa mediados por tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Discutir os fundamentos teóricos do Design Educacional e sua importância para a formação continuada docente;
  • Contribuir com a disseminação dos princípios do Design Instrucional como área de conhecimento necessária ao trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para implementação de novos cursos EaD, com apoio do Design Educacional.

Área do conhecimento:

Ciências Humanas (Educação)

Grupo de Pesquisa:

​Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Linha de Pesquisa:

Formação, Práticas Pedagógicas e Currículo em EaD

Coordenador(a):

Abigail Noadia Barbalho da Silva

Orientandos:

Maria Raniérica Alves da Silva

Objetivo Geral:

Produzir um jogo educacional digital para a web voltado ao ensino em EaD, aumentando o engajamento estudantil, reduzindo as altas margens de evasão e as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução das atividades semanais demandadas pelo formato de ensino.

Objetivos Específicos:

  • Projetar um jogo em conjunto com professores voluntários, avaliando os processos pedagógicos e cognitivos necessários para a transmissão do conhecimento;
  • Produzir o jogo projetado, em parceria com os professores voluntários, para que se adequem ao máximo ao exercício proposto anteriormente, deixando-o ainda envolvente e divertido;
  • Testar os aspectos pedagógicos e cognitivos do jogo, aplicando-se heurísticas avaliativas presentes na literatura;
  • Testar a jogabilidade, tempo de resposta, desempenho da plataforma, gráficos e qualidade geral do jogo produzido;
  • Avaliar o engajamento e a progressão da dificuldade do jogo, balanceando-as com as habilidades adquiridas, para que se possa alcançar o flow;
  • Aplicar o jogo na plataforma Moodle, no AVA, inserindo-os como alternativa ao material dos cursos em EaD disponibilizados pelo IFRN;
  • Avaliar o desempenho geral dos alunos, comparando os que jogaram e os que não jogaram na assiduidade da resolução das atividades;
  • Analisar o histórico dos alunos que resolveram as atividades para saber se houve um aumento do engajamento com o jogo, comparando com a frequência de resolução das atividades das disciplinas anteriores deste aluno;
  • Produzir um relatório com um comparativo da taxa de resolução dos exercícios antes e depois da implantação dos jogos na plataforma.

Área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)

Coordenador(a):

Erick Bergamini da Silva Lima

Orientandos:

Sthubert do Nascimento Pereira

Ana Beatriz Araujo da Silva

Bruno Alves de Oliveira

Dayane Pereira Souto

Danyele da Costa Gesteira

Raila Priscila Santana do Nascimento

Monizi Ferreira da Silva

Objetivo Geral:

Investigar, criar e implementar soluções tecnológicas para possibilitar mais usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por pessoas com deficiência.

Área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra (Ciências da Computação)

Grupo de Pesquisa:

Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EaD (GEPEAD)

Coordenador(a):

Fernando Luis Dias Varella

Orientandos:

Luiz Antonio Freitas de Assis

Objetivo Geral:

Compreender o comprometimento dos envolvidos em um curso de especialização ministrado a distância.

Objetivos Específicos:

  • Identificar o comprometimento dos alunos diante do curso a distância
  • Identificar o comprometimento dos tutores em relação ao curso a distância
  • Identificar o comprometimento dos professores das disciplinas quanto ao curso a distância
  • Identificar a relação entre os atores quanto ao comprometimento existente no curso

Área do conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas (Administração)

Grupo de Pesquisa:

Estudos Organizacionais e Cooperação

Linha de Pesquisa:

Gestão Pública

Orientador(a):

Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva

Orientandos:

Janielly Nara da Silva Bonifácio

Jarmeson Vidal de Oliveira

Revelucia de Paiva Freitas

Thalita Samara de Lima Ramos Silva

Objetivos:

  • Capacitar e fortalecer os alunos que estão concluindo o Ensino Médio ou concluíram-no recentemente no IFRN ou nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.

Orientador(a):
Caio Cesar Moreira Chagas

Orientandos:

  1. Addan Felipe Neri Andrade
  2. João Victor Oliveira de Carvalho

Objetivos:

  • Desenvolvimento de um aplicativo para as plataformas Android e iOS, para facilitar a integração dos alunos e professores com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Natal – Zona Leste.

Orientadores:

  1. Allan David Garcia de Araujo
  2. Jalerson Raposo Ferreira de Lima

Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação

Objetivos:

  • Desenvolver ações pedagógicas colaborativas, envolvendo alunos e professores dos cursos de graduação ofertados pelo Campus Natal – Zona Leste, com foco em aprendizagens construtivas e integradoras aos saberes do currículo do Ensino Médio.

Orientadores:

  1. Ilane Ferreira Cavalcante
  2. Andrea Gabriel Francelino Rodrigues
  3. Elizama das Chagas Lemos
  4. Francisca Carneiro Ventura
  5. Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto
  6. Christine Meyrelles Felipe da Fonseca
  7. Carlos Eduardo Campos Freire

Orientandos:

  1. Maria Micaele de Freitas
  2. Hellen Tatyanne da Silva Barbosa

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no ensino a distância aplicadas aos estilos de aprendizagem do aluno.

Orientador(a):
Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa:
Educação

Orientandos:
Márcia Luciara de Mesquita

Objetivos:

  • Modelagem e implementação de um Banco de Dados Geográfico (BDG) para armazenamento de informações pertinentes aos dados coletados pelo Projeto Samanaú.SAT, já em andamento no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
  • Implementação de um protótipo de sistema para suporte e consulta aos dados armazenados para auxílio na avaliação e monitoramento das áreas em estudo pelo Projeto Samanaú.SAT.

Orientadores:

  1. Charles Cesar Magno de Freitas
  2. Moises Cirilo de Brito Souto

Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação

Orientandos:
Ana Gonçalo de Oliveira

Objetivos:

  • Propor técnicas de gamification para motivar a participação de servidores de uma instituição de ensino e pesquisa a participar do Repositório Institucional (RI).

Orientadores:

  1. Thiago Medeiros Barros
  2. Erick Bergamini da Silva Lima
  3. Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti

Grupo de Pesquisa:
Ciência da Computação

Orientandos:

  1. Gabriel Martins Marques
  2. Rafael Garcia Dantas

Objetivos:

  • Analisar as experiências de uso das tecnologias nos polos da educação a distância da UAB/IFRN;
  • Apresentar possibilidades de uso e aplicações das tecnologias que visam facilitar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.

Orientador(a):
Simone Costa Andrade dos Santos

Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos:
Maria Elineuza

Objetivos:

  • Mapear o processo de evasão na educação a distância;
  • Compreender as causas da evasão na modalidade a distância;
  • Realizar comparação dos í­ndices de evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol entre a modalidade a distância e presencial.

Orientador(a):
Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa:
Multirreferencialidade e Educação a distância

Orientandos:

  1. José Hugo
  2. Lenira Queiroz
  3. Vaniele Nerez
  4. Luis Carlos
  5. Rizzardo
  6. Antônio Fabiulo

Objetivos:

  • Investigar o processo de interação verbal no ambiente virtual de aprendizagem;
  • Verificar como o processo de interação verbal contribui para a aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a):
Francisco Carneiro Ventura

Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos:
Francisca Renata Fernandes Nunes

Objetivos:

  • Investigar a utilização de estratégias metacognitivas de leiturapelos alunos;
  • Descrever as estratégias metacognitivas de leitura utilizadas pelos alunos no processo de aprendizagem de espanhol a distância.

Orientador(a):
Alexsandro Oliveira

Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos:
Francisca Sueli de Aquino

Objetivos:

  • Investigar a recepção do material didático digital no curso de letras espanhol a distância;
  • Identificar a necessidade de materiais impressos como substitutos do material digital;
  • Perceber como o material digital é utilizado durante as aulas do curso;
  • Investigar a influência da metodologia de ensino para a aprendizagem com o material didático digital.

Orientador(a):
Artemilson Lima

Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa:
Produção de Conteúdos e Materiais didáticos para a Licenciatura em Letras Espanhol

Orientandos:
Ferdinanda Dantas Elioneide Moreira

Objetivos:

  • Conhecer o perfil de leitor do ingressante na licenciatura em espanhol a distância ofertada pela UAB/IFRN.

Orientador(a):
Ilane Ferreira Cavalcante

Grupo de Pesquisa:
Multirreferencialidade, educação e linguagem

Linha de Pesquisa:
O ensino de E/LE no Brasil: história, metodologias e práticas

Orientandos:

  1. Jessica Patrícia
  2. Altemar Douglas

Objetivos:

  • Investigar, nos materias didáticos de língua espanhola 1 a 4, a variações diatópicas (regionais) nos níveis fonético, morfossintático e lexical, apontando as variedades e variantes linguí­sticas encontradas para detectar quais estão sendo privilegiadas no ensino-aprendizagem de espanhol na modalidade EaD em nosso instituto e quais estão sendo excluídas desse processo.

Orientador(a):
Bruno Rafael

Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos:
Renie

Objetivos:

  • Estudar as potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao estudo de lí­nguas no curso de Licenciatura em Espanhol.

Orientador(a):
Elizama das Chagas Lemos

Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica aplicada a Educação – GEITE

Linha de Pesquisa:
Capacitação de Recursos Humanos no uso de tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação

Orientandos:

  1. Danuta Ingrid
  2. William da Silva Valdeges

A lousa interativa é um recurso tecnológico multimídia que oferece aos professores a opção de interagir diretamente com o conteúdo exposto na tela, que é transmitido de maneira digital. O curso tem o objetivo principal de capacitar professores, servidores administrativos e público externo no uso desse recurso.

Grupos de Pesquisa

O Campus Natal – Zona Leste vem desenvolvendo, desde 2010, atividades de pesquisa com o objetivo de contribuir com a iniciação científica dos alunos. Elas são viabilizadas por meio de editais para processos seletivos de bolsistas e de projetos de pesquisa e inovação.

Atualmente, estão em atividade 10 projetos de pesquisa inseridos em 05 (cinco) grupos de pesquisa que visam, entre outros aspectos, a Formação de Professores, Educação Inclusiva, Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica.

GRUPOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

Criado em 2010, o grupo de pesquisa Ciências e Educação Matemática, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), visa a formação de professores e suas práticas docentes. Os pesquisadores e orientandos do grupo publicam artigos e participam de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais com o intuito de socializar as pesquisas com suas descobertas e fragilidades, propiciando a troca de experiências e, consequentemente, a melhoria educacional.

O grupo é coordenado por Silvia Regina Pereira de Mendonça, graduada em Matemática, com Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é coordenadora de Extensão, Pesquisa e Inovação no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Também é coordenado pelo professor Albérico Teixeira Canário de Souza, graduado em Matemática pela UFRN, com Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás na Universidade Potiguar. Atualmente é Diretor Acadêmico no Campus Natal – Zona Leste.

Linhas:

  • A Educação a Distância na Contemporaneidade;
  • Ciências Aplicadas;
  • Educação Matemática;
  • Formação e Profissionalização docente;
  • Matemática Universitária;
  • Novas Tecnologias e Educação Química;
  • PROITEC.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Abigail Noádia Barbalho da Silva, Albérico Teixeira Canário de Souza, Caio Patrício de Souza Sena, Carlos Eduardo Campos Freire, Carolina Corado da Silva Oliveira, Diogo Pereira Bezerra, Elthon John Rodrigues de Medeiros, Enne Karol Venâncio de Sousa, Eva Maria de Macedo Nazar, Fernanda Ferreira da Costa Nunes Lima, Francisco Aldrin Armstrong Rufino, Helenice Lopes Barbosa, Jobson Hugo de Sousa Soares, Leandro Alves Rodrigues, Leandro Silva Costa, Maria das Vitorias Dantas de Gois, Maria Emília Barreto Bezerra, Rejane Gomes Ferreira, Rita de Cássia Rocha, Rosângela Araújo da Silva, Sandro Antônio Godeiro de Andrade e Silvia Regina Pereira de Mendonça;
  • Estudantes: Breno Carlos Silva, Carla Geovana Gois da Costa, Déborah Ákila Alves Barbosa, Elaine Cristina dos Santos Silva, Giovane Tiago de Araújo Lima, Graciely Milena Maia de Oliveira, Júlio Taluan de Oliveira Silva, Julyeth Gomes Medeiros, Kivson Dean Martins Costa, Lauricéia Lays Santos Valença, Leandro Pontes do Nascimento, Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Lucas Matheus Pontes de Souza, Luis Gustavo Fontoura dos Santos e Samuel Farias dos Santos Nobre.

Criado em 2016, o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em Educação a Distância (GEPEAD), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem o a intenção de mobilizar estudos e pesquisas que contemplem as diversas dimensões do ensinar e do aprender em Educação a Distância (EaD), colaborando com a construção da identidade docente nesta modalidade. O grupo de pesquisa busca produzir contribuições para a área por meio de produções científicas e com isso, gerar subsídios para melhoria da qualidade da Educação à Distância.

O grupo é coordenado por Silvia Regina Pereira de Mendonça, graduada em Matemática, com Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é coordenadora de Extensão, Pesquisa e Inovação no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Também é coordenado por Patrícia Carla de Macedo Chagas, graduada com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho.

Linhas:

  • Formação, Práticas Pedagógicas e Currículos em Educação a Distância;
  • Inclusão e Diversidade na Educação a Distância;
  • Pesquisa em Acessibilidade com Soluções de Software;
  • Políticas Educacionais.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Abigail Noádia Barbalho da Silva, Alexandre Guilherme Soares Silva, Artemilson Alves de Lima, Claudia Pereira de Lima Parente, Edmilson Pereira dos Santos, Edneide da Conceição Bezerra, Fernando Luís Dias Varella, Gueidson Pessoa de Lima, Ingrid Layara Aguiar da Silva, Jose Roberto Oliveira dos Santos, Juvanderson Nicacio da Silva, Kelson da Costa Medeiros, Leandro Viana Silva, Liane Ferreira da Trindade Mariz, Luciane Soares Almeida, Maria Romênia da Silva, Patricia Carla de Macedo Chagas, Rafael Cabral Jovito, Sarah Raquel da Rocha Silva, Sean de Araújo de Albuquerque Rêgo, Silvia Regina Pereira de Mendonça, Sueldo Sales Barbosa Lima e Thalita Cunha Motta.
  • Estudantes: Ana Paula Teixeira da Silva, Brenda Murielle da Silva, Katiane Symoneide de Brito Pessoa, Luiz Antonio Freitas de Assis, Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes, Maria Ranierica Alves da Silva e Úrsula Andréa de Araújo Silva.

Criado em 2016, O Grupo de Pesquisa em Segurança, Inovação Tecnológica e Engenharia de Computação, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem por objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas computacionais voltados para a solução de diferentes problemas do nosso dia a dia, sempre buscando a inovação tecnológica nas soluções apresentadas.

O grupo é coordenado por Clauber Gomes Bezerra, graduado em Engenharia de Computação, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor do Campus Natal – Zona Leste do IFRN.

Linhas:

  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Allan David Garcia de Araújo, Charles Cesar Magno de Freitas, Clauber Gomes Bezerra, Erick Bergamini da Silva Lima, Everton Fagner Costa de Almeida, Fábio Alexandre Gonçalves Silva, Jalerson Raposo Ferreira de Lima e João Paulo Queiroz dos Santos.

Criado em 2018, o grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Identidades, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), tem como objeto de estudo os usos sociais da linguagem em diferentes modalidades de educação: Profissional e Tecnológica; Educação a Distância; e Educação de Jovens e Adultos, desenvolvidas no Instituto. Os estudos serão norteados, de um modo geral, por Teorias Críticas, tais como Estudos de Letramento, Pedagogia Crítica, Estudos Culturais e Teorias Enunciativas.

O grupo é coordenador por Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, graduada em Letras, com Mestrado em Estudos da Linguagem, Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Também é coordenado por João Batista de Morais Neto, graduado em Letras, com Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Linhas:

  • Letramento Literário, Identidades e Inclusão Social;
  • Letramentos Múltiplos, Práticas Pedagógicas e Formação Docente;
  • Letramentos, Numeramento e Educação Matemática.

Recursos humanos:

  • Pesquisadores: Ailton Dantas de Lima, Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Ana Lúcia Pascoal Diniz, Andre Luiz Azevedo Alcantara, Ayres Charles de Oliveira Nogueira, Carlos Moisés de Oliveira, Dayveson Noberto da Costa Pereira, Fabiano Nogueira Cordeiro, Francisco Leandro Torres, Helenice Lopes Barbosa, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, João Batista de Morais Neto, João Freire Dantas Neto, João Maria Paiva Palhano, José Everaldo Pereira, Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante, Luiz Alberto Celestino Pessoa Pimentel, Maria das Graças de Aquino Santos, Maria do Rosario de Fatima de Carvalho, Maria Jahynne Dantas dos Santos, Marília Gonçalves Borges Silveira, Moabe Pina da Silva, Rafael Trentin Scremin, Rochele Kalini de Melo Ribeiro, Teresa Paula de Carvalho Leôncio e Varelio Gomes dos Santos.
  • Estudantes: Alexsandra da Silva Santos, Henrique Adriano Fagundes da Silva Junior, Natália Pires Linhares e Simone Silva Pinheiro Duarte.

Criado em 2011, o grupo de pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), investiga as bases epistemológicas da abordagem multirreferencial e articula pesquisas no ensino presencial e a distância que investiguem literatura de língua espanhola (e sua relação com outras linguagens e literaturas); Ensino de E/LE no Brasil e Práticas culturais dos paí­ses hispanoablantes.

O grupo é coordenado por Ilane Ferreira Cavalcante, graduada em Letras, com Mestrado em Estudos da Linguagem e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é coordenadora da graduação e pós-graduação do Campus EaD do IFRN.

Linhas:

  • Diálogos literários: literatura de língua espanhola e sua relação com outras linguagens e outras literaturas;
  • Formação de professores e práticas pedagógicas;
  • Multirreferencialidade e Educação a distância.

Recursos humanos

  • Pesquisadores: Ilane Ferreira Cavalcante (líder do grupo), Andrea Gabriel Francelino Rodrigues, Cleuneide Rodrigues de Souza, Elizama das Chagas Lemos, Francisca Carneiro Ventura e José Marcelino Ferreira Júnior.
  • Estudantes: Elaide Cristina Lima de Oliveira, Louise Alane Martins Barbosa.

Repercussões do trabalho do grupo

  • Pesquisa: Análise da evasão no curso de licenciatura em espanhol ofertado pelo IFRN nas modalidades presencial e a distância.
  • Pesquisa: Ensino de Espanhol como língua estrangeira: entre a teoria e a prática.
  • Publicações: CAVALCANTE, I. F. . ENTRE REMÉDIOS E VENENOS A NARRATIVA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. In: II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011, Natal. Anais do II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011. p. 107-107. o Trabalhos apresentados: CAVALCANTE, I. F. . Memória e identidade na formação de professores leitores: relato de uma experiência com a escrita memoriográfica. Confluenze (Bologna), v. 5, p. 194-203, 2013.CAVALCANTE, I. F. . A formação docente na rede. In: Tânia Serra Azul Machado Bezerra et al. (Org.). A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2013, v. 1, p. 1-12. Cunha. In: Conceição Flores. (Org.).CAVALCANTE, I. F. Teia de letras: questões de gênero na poesia de Diva

Projetos de extensão:

  • 2015 -Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte Concebido como uma proposta de ação pedagógica de aprendizagem escolar complementar de conteúdos do ensino fundamental e médio – se caracteriza como um trabalho colaborativo entre o IFRN e Escolas públicas do Estado. Nessa perspectiva, a metodologia adotada organiza-se por meio de temas diversificados de interesse das escolas envolvidas no projeto. Cada um dos temas será trabalhado, coletivamente, por professores e alunos em oficinas pedagógicas compreendidas como estratégias didáticas que possibilitam a construção de conhecimentos teóricos e metodológicos relativos ao saber e ao fazer o outro a aprender os conteúdos da Educação Ambiental, Língua Espanhola, da Língua Portuguesa e das Novas tecnologias da comunicação e informação. Os resultados serão apresentação em eventos regionais e/ou nacionais, assim como por meio de produções de artigos para periódicos da área de Educação.
  • 2016 – IFRN na escola: ações colaborativas com escolas públicas do RN

Eventos:

  • o II Encontro de Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte – dezembro de 2015 – Campus Natal Central – Miniauditório da DIAC.