“Os Griôs Aportam na Escola”: lançamento de livro promove espaço para debate sobre literatura infantil negra

Na noite de ontem, dia 14 de dezembro, o auditório do Centro de Educação da UFRN foi o palco do lançamento do livro “Os Griôs Aportam na Escola: Ler e Discutir Literatura Infantil Negra no Ensino Fundamental”. O evento, idealizado pelo servidor do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, Wagner Ramos Campos, e pela professora Marly Amarilha, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo oferecer um método de abordagem de obras desse gênero, facilitando o trabalho de leitura dos mediadores.

Durante o lançamento, Wagner Campos ressaltou a importância social da obra, afirmando: “É de extrema importância que nós, pesquisadores da universidade, visitemos as escolas e superemos a barreira das universidades, alcançando o ambiente escolar para fornecer as ferramentas necessárias. Devemos colaborar com os professores, trabalhando em conjunto, para efetivar a perspectiva de africanização e enegrecimento.”

A mesa de abertura contou com a participação do diretor-geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, professor José Roberto Santos, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, professora Luciane Terra dos Santos, e da vice-diretora do Centro de Educação da UFRN, professora Cynara Teixeira Ribeiro. Na ocasião, o professor José Roberto reforçou a importância da pesquisa para a sociedade, destacando: “Para que chegue na ponta para os alunos, e na construção e na formação do ser humano mais consciente, sem racismo e para a valorização da sua própria cultura. Parabenizo o servidor Wagner Campos e a professora Marly Amarilha, e agradeço o presente que entregam à sociedade através desse livro.”

O evento também incluiu uma palestra focada na mediação da literatura infantil negra na formação do leitor, visando ampliar perspectivas e incentivar a inclusão dessas narrativas nos espaços educacionais. Além disso, houve o sorteio de dois exemplares do livro entre os presentes.

Um debate relevante foi programado, abordando estratégias para superar os obstáculos à implementação da Lei 10.639/2003, que traz diretrizes cruciais para a educação nacional, buscando incluir obrigatoriamente a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino. A obra representa um convite à reflexão, à transformação e à construção de um ambiente educacional mais diverso e representativo, abraçando a riqueza cultural e a pluralidade étnica que compõem a identidade brasileira.