Acesso à informação
Busca

Perguntas Frequentes

 

O Instituto Federal é igual a uma Universidade federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma Universidade Federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo prioritariamente cursos de graduação e pós-graduação. Já os Institutos Federais atuam desde a formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação.

 

Quais os cursos que o IFRN oferece?

O IFRN oferece desde cursos de qualificação até cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Todos são gratuitos. Além do ensino presencial, o Instituto também oferece ensino a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), entre outros.

 

O que é um curso de qualificação?

Chamados de cursos de formação inicial e continuada (FIC), são caracterizados por uma curta duração, ofertados nas diferentes áreas profissionais e voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade. O processo seletivo depende de cada curso, mas pode ser por sorteio público ou análise socioeconômica, por exemplo.

 

O que são cursos voltados a Educação de Jovens e Adultos (Proeja)?

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é por análise socioeconômica ou sorteio público.

 

O que são os cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.

  • Integrado: O aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFRN. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo. A seleção é por meio de edital interno.
  • Concomitante: O aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição e o curso técnico no IFRN. Para fazer, é necessário Ensino Fundamental completo. A seleção é por meio de edital interno.
  • Subsequente: O aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFRN. A seleção é por meio de edital interno.

 

O que é um curso de tecnólogo?

São cursos superiores (graduações) voltadas para o mercado de trabalho, ou seja, de caráter profissionalizante e de curta duração. O IFRN oferta cursos de diversas áreas técnicas, caso do Tecnólogo em Gestão Ambiental, por exemplo, ofertado nas modalidades presencial e a distância.

 

Quais os cursos de graduação oferecidos pelo IFRN?

O IFRN oferece inúmeros cursos de graduação (tecnólogos e de licenciatura). Cada Campus oferece no mínimo duas licenciaturas e também pode ofertar cursos de graduação nas áreas tecnológicas mais diversas, como Gestão Ambiental, Pesca, Aquacultura, entre outros.

 

O que é um curso de licenciatura?

Os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores. O IFRN oferece vários cursos de licenciatura em seus diversos Campus: Física, Química  Geografia, Letras Espanhol, Matemática entre outros. O campus EaD, especificamente, oferece uma licenciatura em Letras Espanhol a distância.

 

O que é o curso de Licenciatura em Letras Espanhol?

O Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol tem como objetivo geral formar professores licenciados em Língua Espanhola / Espanhol para a educação básica, capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares. Os profissionais são aptos a utilizar os conhecimentos linguísticos para a compreensão do mundo que os cerca e para a resolução de problemas cotidianos, como na vida e no trabalho. A previsão de término é de cinco semestres, com carga horária de 3.464h.

 

O IFRN possui cursos a distância?

O IFRN oferece cursos a distância em vários níveis: o ProITEC (Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania), por exemplo, é um curso a distância voltado para os alunos da escola pública, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e que objetivam fazer o processo seletivo para entrada no Ensino Médio Integrado do IFRN.

Além desse curso, o Campus de Educação a distância – EaD, também oferece cursos rápidos de formação inicial e continuada, de aperfeiçoamento para professores e para todos os que atuam ou têm interesse de atuar com Educação a Distância.

Além da oferta institucional, o Campus EaD também oferece cursos por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). São cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a distância em algumas cidades, por meio de polos de apoio presenciais. O Campus EaD atua em polos nas cidades de Natal, Mossoró, Grossos, Martins, Gramoré, Luis Gomes, Caraúbas, Marcelino Vieira, entre outros.

Para saber um pouco mais das modalidades de ensino e dos cursos ofertados, clique aqui.

 

Como faz para ingressar nos cursos de Educação a Distância do IFRN?

O ingresso nos cursos técnicos subsequentes (Segurança do Trabalho e Guia de Turismo) a distância, se dá por meio de edital.

O ingresso nos cursos de graduação a distância se dá por meio do ENEM ou da Plataforma Paulo Freire (para professores da rede pública). Além disso, há o lançamento de editais, eventualmente, para preenchimento de vagas remanescentes.

Para os cursos de pós-graduação é sempre necessária a submissão a edital publicado pela instituição.

Todos os editais, estão disponíveis na página “Processos Seletivos” do Portal EaD

 

Quais os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Campus EaD?

O IFRN oferece 5 cursos de especialização em pós-graduação lato sensu na modalidade a distância.

O IFRN também oferece 2 cursos de aperfeiçoamento na modalidade a distância

 

Se o aluno precisar, como ele pode obter uma declaração de que é matriculado em um curso a distância?

A solicitação de declaração é um direito do aluno e pode ser solicitada, também via requerimento, no caso dos cursos a distância, à  coordenação de seu curso.

 

É possível fazer aproveitamento de disciplina?

Sim, o aluno pode, também através de requerimento, solicitar o aproveitamento de disciplinas que ele tenha cursado há menos de 5 anos. Para isso ele precisa anexar o histórico escolar comprovando sua aprovação (e nota) e o programa da disciplina da instituição onde ele a cursou. É preciso que haja, no mínimo, 75% de semelhança de carga horária e de conteúdo para que a disciplina seja aproveitada.

 

Quando o aluno perde uma prova, é possível fazer reposição?

Sim. Porém o aluno tem o prazo de 48 horas para fazer um requerimento solicitando repor a prova e anexando os comprovantes que justifiquem a sua ausência na data regular.

 

Como saber os cursos que estão abertos no IFRN?

O acesso aos cursos ofertados pelo IFRN se dá por meio do ENEM, da Plataforma Paulo Freire (para professores da rede pública) ou através de editais publicados no site do IFRN e no Portal do Campus EaD. Portanto, é necessário estar atento ao Portal e às mídias sociais, que são sempre atualizadas com novidades sobre o Campus.

 

Há possibilidade de mudança de campus?

A mobilidade do aluno está prevista na organização didática, que é o documento que rege a oferta educacional no IFRN.

 

Como conseguir o Histórico escolar?

O aluno deve solicitar, por meio de requerimento, o histórico escolar à  diretoria acadêmica do seu Campus ou à coordenação do seu curso (no caso dos cursos a distância). Nos cursos de EaD, esse requerimento está disponível na página do seu curso e pode ser preenchido com a ajuda do Coordenador do Polo.

 

Como conseguir o diploma?

Para ter direito ao diploma o aluno precisa cumprir todas as etapas da estrutura curricular do seu curso, conforme organização didática do IFRN. Após isso, ele deverá solicitar o diploma à sua coordenação, via requerimento (no caso dos cursos a distância). Para conferir o tutorial completo de como solicitar o diploma, clique aqui.