Perguntas Frequentes

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma Universidade Federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo prioritariamente cursos de graduação e pós-graduação. Já os Institutos Federais atuam desde a formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação.

O IFRN oferece desde cursos de qualificação até cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Todos são gratuitos. Além do ensino presencial, o Instituto também oferece ensino a distância por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). Todos os cursos EaD do IFRN são oferecidos pelo Campus Avançado Natal – Zona Leste.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de capacitação de curta duração, ofertados nas diferentes áreas profissionais e voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade. O processo seletivo depende de cada curso, mas pode ser por sorteio público ou análise socioeconômica, por exemplo.

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica voltados para jovens e adultos. Esses cursos fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é por análise socioeconômica ou sorteio público.

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.

  • Integrado: O aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFRN. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo. A seleção é por meio de edital interno.
  • Concomitante: O aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição e o curso técnico no IFRN. Para fazer, é necessário Ensino Fundamental completo. A seleção é por meio de edital interno.
  • Subsequente: O aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFRN. A seleção é por meio de edital interno.

Para conferir a lista de cursos EaD oferecidos pelo IFRN, clique aqui.

São cursos superiores (graduações) voltados para o mercado de trabalho, ou seja, de caráter profissionalizante e de curta duração. O IFRN oferta cursos de diversas áreas técnicas, caso do Tecnólogo em Gestão Ambiental, por exemplo, ofertado nas modalidades presencial e a distância.

Para conferir a lista de cursos EaD oferecidos pelo IFRN, clique aqui.

Os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores. O IFRN oferece vários cursos de licenciatura em seus diversos Campi: Física, Química  Geografia, Letras Espanhol, Matemática entre outros. O Campus Natal – Zona Leste, especificamente, oferece duas licenciaturas a distância.

Para conferir a lista de cursos EaD oferecidos pelo IFRN, clique aqui.

O IFRN oferece cursos a distância em vários níveis: o ProITEC (Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania), por exemplo, é um curso a distância voltado para os alunos da escola pública, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e que objetivam fazer o processo seletivo para entrada no Ensino Médio Integrado do IFRN.

Além desse curso, o Campus Natal – Zona Leste também oferece cursos rápidos de formação inicial e continuada, de aperfeiçoamento para professores e para todos os que atuam ou tem interesse em atuar com Educação a Distância.

Além da oferta institucional, o Campus Natal – Zona Leste também oferece cursos por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). São cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a distância em algumas cidades, por meio de polos de apoio presenciais. O Campus Natal – Zona Leste atua em polos em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, está presente fisicamente em cidades como Natal, Mossoró, Grossos, Martins, Gramoré, Luis Gomes, Caraúbas, Marcelino Vieira, entre outros.

Para conferir a lista de polos presenciais, clique aqui.

Para conferir a lista de cursos EaD oferecidos pelo IFRN, clique aqui.

O ingresso nos cursos técnicos a distância se dá por meio de edital.

O ingresso nos cursos de graduação a distância se dá por meio do ENEM ou da Plataforma Paulo Freire (para professores da rede pública). Além disso, há o lançamento de editais, eventualmente, para preenchimento de vagas remanescentes.

Para os cursos de pós-graduação, é sempre necessária a submissão ao edital publicado pela instituição.

Todos os editais estão disponíveis na página Processos Seletivos deste portal.

Sim. Todos os diplomas e certificados dos cursos do Campus Natal – Zona Leste são assinados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo, portanto, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Sim. Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, tem validade nacional.

A solicitação de declaração é um direito do aluno e pode ser feita via requerimento à  coordenação de seu curso.

Sim, o aluno pode solicitar, via requerimento, o aproveitamento de disciplinas que ele tenha cursado há menos de 5 anos. Para isso, ele precisa anexar o histórico escolar comprovando sua aprovação (e nota) e o programa da disciplina da instituição onde ele a cursou. É preciso que haja, no mínimo, 75% de semelhança de carga horária e de conteúdo para que a disciplina seja aproveitada.

Sim. O prazo para que o aluno faça o requerimento solicitando a reposição da prova é de 48 horas. Para isso, ele precisa anexar os comprovantes que justifiquem a sua ausência na data regular.

A divulgação dos cursos EaD do IFRN acontece neste portal e nas redes sociais do Campus Avançado Natal – Zona Leste (Instagram: @ifrnzonaleste / Facebook: /ifrnzonaleste). Portanto, é necessário estar atento às atualizações dos nossos veículos de comunicação.

A mobilidade do aluno está prevista na organização didática, que é o documento que rege a oferta educacional no IFRN.

O aluno deve solicitar, por meio de requerimento, o histórico escolar à  coordenação do seu curso. O requerimento está disponível na página do curso e pode ser preenchido com a ajuda do Coordenador do Polo.

Para ter direito ao diploma, o aluno precisa cumprir todas as etapas da estrutura curricular do seu curso, conforme organização didática do IFRN. Após a colação de grau, ele deverá reunir os documentos solicitados e solicitar o diploma via requerimento no setor de protocolo de qualquer um dos campi do IFRN.

Para conferir todas as informações sobre o procedimento para solicitar o diploma, clique aqui.