PREMIAÇÃO – Aluno da especialização é premiado em encontro estadual de geografia

Paulo Ricardo. Fonte: Acervo Pessoal.

O aluno Paulo Ricardo Araújo, do curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido do Campus Avançado Natal – Zona Leste, foi premiado no XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte – EGEORN. Durante o evento, ele apresentou o seu TCC intitulado “Educação Ambiental no livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Básico“, trabalho que foi reconhecido como o melhor na área de Educação Geográfica.

O trabalho foi agraciado com o prêmio “Professor José Lacerda Alves Felipe” pela sua colaboração e inovação. Por uma maior afinidade com educação, o aluno buscou produzir um artigo visando identificar conceitos que conversavam diretamente com a pauta de Educação Ambiental. Para isso, foi feita uma pesquisa no livro de geografia do sétimo ano, chamado “Expedições Geográficas”, de Sérgio Adas e Melhem Adas, usando o dia-a-dia de uma das turmas do próprio Paulo Ricardo como ponto de partida.

A elaboração da pesquisa se deu através de fichamentos. Paulo Ricardo conta que ele buscou ler e entender os conceitos presentes em todas as unidades do livro. Ao final, 5 conceitos principais foram percebidos e que possuíam relação direta com a pauta da Educação Ambiental: Paisagem, Impactos Ambientais, Recursos Naturais, Biodiversidade e Saneamento Básico. O artigo é parte fundamental no processo de conclusão da Especialização, cujo objetivo final era discutir a Educação Ambiental a partir dos conceitos catalogados anteriormente e vistos em sala de aula.

Visando auxiliar professores no seu trabalho pedagógico, o trabalho trouxe também um viés prático: além do artigo, o TCC produziu uma cartilha sobre educação ambiental com o objetivo de auxiliar o docente a trabalhar o espaço vivido pelos alunos. “Trouxemos pontos como hidrografia, vegetação, clima, solos, saneamento básico e práticas de educação ambiental nas escolas, com metodologia ativa e aulas de campo”, explica Paulo.

A orientadora do aluno, professora Ana Beatriz Câmara Maciel, ressalta a importância do tema desenvolvido junto com o orientando: “esse tema foi fácil de ser realizado com o aluno, porque nós tínhamos uma parceria afincada em determinadas questões, possibilitando a execução mais rápida do trabalho”.

Equipe de professores e pesquisadores homenageados durante o evento. Reprodução: Youtube.

SOBRE O ALUNO

Natural da cidade de Patu / RN, o estudante Paulo Ricardo, de 26 anos, é formado em Licenciatura em Geografia. Em 2020, deu início ao curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido no Campus Avançado Natal – Zona Leste, como forma de aprimorar os estudos e os conhecimentos na área.

Essa é a segunda vez que Paulo Ricardo conquista o título de melhor trabalho do EGEORN. Para ele, a dupla premiação em apenas 04 anos é a prova da importância do tema para o processo educacional da geografia: “é importante discutir essa temática, levá-la a eventos, levantar essa discussão para que saia do plano teórico. Prêmios como esse reforçam a vontade de que, aos poucos, as pessoas percebam que a Educação Geográfica está ao nosso redor, em nossa casa, em nossas ações”.

A notícia sobre a premiação no XXVI EGEORN veio como resposta ao esforço exercido durante todo o processo de escrita. “Foi uma grande surpresa porque não imaginávamos que seríamos escolhidos como melhor trabalho na parte de ensino da geografia. Foi super gratificante! Fiquei muito feliz e emocionada”, diz a orientadora Ana Beatriz

SOBRE O EVENTO

O XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte – EGEORN foi realizado do dia 8 a 11 de novembro de 2021 no formato remoto, devido a pandemia do Coronavírus. O tema desta edição foi “Pensando novas Geografias: (RE) existências no Território Potiguar“. O encontro contou com a presença de estudantes e profissionais de instituições como IFRN, UFRN e UERN.