Professora do IFRN/ZL é empossada como presidente do ForUAB

Um marco histórico foi alcançado na última quinta-feira, 24 de agosto de 2023, no campo da Educação a Distância (EaD) no Brasil, com a posse da professora Edneide da Conceição Bezerra como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB). A cerimônia ocorreu no edifício sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, e reuniu importantes líderes e figuras da educação no país.

Edneide da Conceição Bezerra é coordenadora-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Avançado Natal – Zona Leste. Sua posse como presidente do ForUAB é histórica, uma vez que é a primeira vez que um representante dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) assume o cargo. Essa conquista é um reflexo do reconhecimento do papel fundamental dos IFs na promoção da educação a distância e na expansão do acesso ao ensino superior.

A cerimônia de posse contou com a presença ilustre da professora Mercedes Bustamante, presidenta da CAPES, e de Alexandre Martins, representante da UNIREDE, entre outros participantes proeminentes do campo educacional brasileiro. O evento simboliza um passo importante na promoção da EaD e na valorização dos IFs como pilares essenciais da educação no país.

Para a professora Edneide, “assumir a presidência do ForUAB tendo os institutos federais à frente pela primeira vez, quando o país vive um momento de reconstrução, o IFRN assumir é muito simbólico. Estaremos nas discussões das principais políticas de educação a distância do país. O fórum tem essa perspectiva de ser a abertura do diálogo acerca da política de Educação a Distância do Brasil”.

A ascensão de Edneide da Conceição Bezerra à presidência do ForUAB reforça a importância da colaboração entre diferentes instituições de ensino e a necessidade de continuar fortalecendo a modalidade de Educação a Distância como ferramenta vital para a democratização do acesso ao conhecimento e à educação superior no Brasil. Junto à ela, foram empossados os professores Carlos Willians Jaques Morais (UEPG), como vice-presidente, e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (UFAL), como segundo vice-presidente.

Conheça o Fórum Nacional de Coordenadores e a Universidade Aberta do Brasil

O ForUAB, criado em 2010, desempenha um papel crucial na institucionalização da EaD no cenário educacional brasileiro. Seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da modalidade de Educação a Disância nas instituições de ensino superior do país, através da elaboração de diretrizes, critérios técnicos, pedagógicos e outros parâmetros dentro do âmbito sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAB é um programa que vista ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da EaD. No Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, diversos cursos de graduação e pós-graduação são oferecidos, utilizando polos de apoio presencial em diferentes campi da instituição.