Professora do IFRN/ZL representará campus em encontro nacional da UAB

A presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB), Edineide Bezerra, e professora do IFRN/ZL, irá participar do II Encontro Nacional de Coordenadores IPES e Polos do Sistema UAB e do Seminário Nacional de Educação a Distância da Unirede, que ocorrerá de 9 a 11 de abril de 2024, na sede da CAPES em Brasília.

O evento, organizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Unirede, reunirá coordenadores das universidades e polos da UAB e da Unirede para discutir e compartilhar experiências sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil. O principal objetivo será fomentar a colaboração entre as instituições com foco em oferecer educação acessível e de qualidade.

A presidente e coordenadora da ForUAB, Edineide Bezerra que vai participar de duas mesas de debate no encontro explica que o evento é de extrema importância para o momento atual da EAD: “Este é um encontro estratégico, pois a educação a distância vive um momento delicado em relação às discussões nacionais, então será um momento de estudo e formação.”

Durante o encontro, serão abordados temas como o desenvolvimento de cursos na UAB, o processo de concessão de bolsas e outras questões relevantes para o ensino a distância. O evento é direcionado especificamente aos coordenadores das instituições vinculadas à UAB, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de abril através do site da CAPES ou da Unirede.

IFRN/ZL NO ENCONTRO

Além de sua posição como presidente do FORUAB, a professora Edineide representará a instituição dando um relato de experiência formativa, contando as práticas desenvolvidas na UAB/IFRN de acompanhamento de alunos, o Núcleo de Acompanhamento de Discentes, o NAD.

O NAD é o núcleo que oferece o suporte necessário ao estudante desde o momento da matrícula até sua formação no curso. As diversas frentes de atuação do NAD, como o acolhimento, o monitoramento do desempenho, a orientação e o apoio à egressão, contribuem significativamente para a permanência e conclusão dos alunos, trazendo resultados expressivos como a permanência de 70% dos alunos e a evasão documentada com motivos identificados.