Projeto de extensão da UFRN em parceria com o IFRN é aprovado em edital do CNPq

Projeto Caravana Espacial percorrerá 14.532 quilômetros por cinco estados da região Nordeste. Foto: Acervo pessoal.

O projeto de extensão Caravana Espacial: o interior encontrando espaço, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Rede Nordeste Aeroespacial, o Centro de Lançamento de Foguetes, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CTV-Espacial-AEB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através dos campi Natal – Central e Zona Leste, foi aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para 2023.

A inciativa tem como objetivo principal contribuir com a popularização da ciência, levando conhecimento para comunidades interioranas e colaborando com a alfabetização científica de jovens a partir de experimentos lúdicos e interativos. Para o professor do IFRN e coordenador dos projetos #VejoCiênciaEmTodosOsLugares e Clube de Ciência, Amadeu Albino, a aprovação do Caravana Espacial corrobora com a valorização do clube frente a sua importância na divulgação científica no Rio Grande do Norte (RN), “comprovando a sua qualidade e o reconhecimento da sociedade civil a um dos maiores projetos de extensão do IFRN”, completa o professor.

Serão 14.532 quilômetros percorridos. Ao todo, 30 municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão serão atendidos pelo projeto de extensão. No RN, 22 cidades receberão a Caravana Espacial.

Para a professora e coordenadora do Clube de Ciência, Glória Albino, projetos como esses ajudam na constituição de uma cultura científica, que é indispensável para a formação de uma sociedade mais igualitária e consciente. A professora enfatiza que “a participação dos coordenadores dos projetos #VejoCiênciaEmTodosOsLugares e Clube de Ciência no projeto de extensão Caravana Espacial: o interior encontrando espaço, uma parceria com a UFRN, comprova e explicita o reconhecimento da instituição nos trabalhos em prol da ciência e sua divulgação”.