Repositório Memoria será apresentado a todos os Campi em 2017

Após um ano voltado à estruturação normativa do Memoria, o repositório digital do IFRN, a equipe gestora da plataforma se reuniu na última sexta-feira (16), na Reitoria do Instituto, para realizar um balanço das ações realizadas no ano. Além disso, foi discutido também o planejamento para 2017, que traz como destaque um projeto piloto para o depósito eletrônico dos trabalhos de conclusão de curso e apresentações da ferramenta em todos os Campi da Instituição.

image_preview-300x225O Memoria, que foi concebido originalmente como um projeto de pesquisa do Campus EaD, hoje é um instrumento que ajuda no armazenamento, preservação e circulação da produção acadêmica em todo o IFRN. Estão aptos a inserir conteúdos, alunos, professores e servidores técnico-administrativos, com a possibilidade de armazenar desde livros a artigos científicos, dissertações e teses.

Uma das primeiras ações para 2017 é o encaminhamento dos documentos para a aprovação pelos colegiados do Instituto. Mas o objetivo do ano é consolidar o repositório como principal meio de divulgação da produção científica do IFRN. Para isso, foram deliberadas apresentações sistêmicas do Memoria em todos os Campi.

REPOSITÓRIOS DIGITAIS

São bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os repositórios armazenam arquivos de diversos formatos e proporcionam maior visibilidade aos trabalhos compartilhados através deles, além de promover a preservação da memória científica da Instituição. Lançado em 2015, o Memoria é a ferramenta de armazenamento e divulgação da produção intelectual de alunos e servidores do IFRN.

Fonte: Reitoria IFRN.