Semana Pedagógica marca início de período letivo no IFRN Natal – Zona Leste

Aconteceu entre os dias 24 a 26 de julho a Semana Pedagógica do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN. Evento reuniu docentes e gestores para discussões sobre os avanços e demandas da Educação a Distância (EaD) no estado.

No primeiro dia, durante a abertura da Semana Pedagógica, foram apresentados projetos com objetivos de otimizar a experiência acadêmica do corpo discente da instituição. Entre eles, destacou-se o uso de Inteligência Artificial (IA) para o processamento e análise dos dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, professor Wagner de Oliveira, demonstrou de forma abrangente as diversas funcionalidades do Moodle, ressaltando seu papel fundamental na promoção da aprendizagem online.

Além disso, foram anunciados novos cursos ofertados pelo Instituto Federal em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ampliando assim as opções de formação para os estudantes, com foco nas demandas atuais do mercado de trabalho e na diversificação das áreas de conhecimento.

O evento contou com a participação também de Shilton Roque, técnico administrativo do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN. Durante o evento, Shilton abordou o panorama atual dos cursos técnicos subsequentes e as políticas públicas direcionadas para esse segmento educacional. A importância de estratégias que garantam a qualidade do ensino técnico e que promovam a inserção dos estudantes da instituição no mercado de trabalho foi destacada por ele.

Espaço para reflexão e manifestação artística

Outro ponto importante abordado na Semana Pedagógica para 2023.2 foi a apresentação do projeto de extensão “Canções de Resistência”. A iniciativa, idealizada por estudantes e professores, tem como objetivo promover um espaço para reflexão e manifestações artísticas sobre a importância da luta em favor da democracia.

Outros momentos

A Semana Pedagógica também dedicou espaço para a apresentação do relatório de frequência dos cursos a distância oferecidos pela instituição. Essa análise permite avaliar o nível de engajamento dos estudantes e identificar possíveis melhorias no processo de Educação a Distância.

Convidada para participar do evento, a Profa. Esp. em Língua Portuguesa, Ilane Cavalcante, trouxe tópicos pertinentes para a discussão, abordando a avaliação da aprendizagem na EaD e estratégias para otimizar o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Assim, a Semana Pedagógica 2023.2 marcou o início do período letivo no IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste.