SEMANA PEDAGÓGICA: servidores discutem os caminhos para o novo semestre letivo

Nesta segunda-feira (03), o Campus Natal – Zona Leste retornou às suas atividades dando as boas-vindas ao primeiro semestre letivo de 2020. A tradicional Semana Pedagógica, que antecede o início das aulas, recepcionou professores e servidores com o intuito de discutir assuntos importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo dos próximos seis meses.

Semana Pedagógica 2020.1

O primeiro dia da programação foi aberto com uma mesa redonda sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146). Em seguida, foi dado um espaço para discussão entre os presentes.

Durante a tarde, foram apresentados os dados da Comissão Interna de Permanência e Êxito (CIPE), que monitora os alunos evitando a evasão, além da previsão de carga horária para os docentes até o ano de 2023 e a apresentação dos resultados alcançados com o projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Tatiana Gomes, assistente social do Campus

Ainda na parte da tarde, foi apresentado um novo projeto desenvolvido pela equipe pedagógica do Campus: o projeto Multiprofissional. Com o objetivo de prevenir a evasão escolar, foi formada uma rede de apoio com profissionais da pedagogia, da psicologia e da assistência social, a fim de entender e atender às necessidades acadêmicas e pessoais dos alunos de todos os polos do Instituto. Para isso, a equipe vem desenvolvendo parcerias com secretarias e profissionais da rede municipal. “Nós vamos produzir material didático para, através da Plataforma Moodle, abordarmos diversas temáticas pedagógicas, sociais e psicológicas que interferem no desempenho do estudante”, reforçou Tatiana Gomes, assistente social.

Ao longo da semana, ainda serão debatidos temas como a Autoavaliação Institucional e sua importância para o desenvolvimento do IFRN, abrindo um momento para que o questionário seja respondido. Em seguida, também serão apresentados os resultados alcançados pelos núcleos de apoio e pelos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo de 2019. O último dia trará uma reflexão sobre a ressocialização de pessoas egressas do sistema prisional, além do planejamento de ações para o semestre.

Luciane Almeida, professora do Campus Natal – Zona Leste

Para os professores, o momento é fundamental para nortear os caminhos que serão traçados ao longo do ano, o que possibilita uma melhor qualidade no ensino para os alunos. De acordo com a professora Luciane Almeida, esse encontro é importante principalmente para o retorno do professor ao meio acadêmico. “É um momento de planejamento, de organização das nossas atividades e de integração e reintegração com os colegas”, finalizou a professora do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados .