Solidariedade: professora do Campus EaD dá aulas de Espanhol voluntariamente para crianças da rede municipal

Alunos do 6° e 7° aprendem espanhol de forma gratuita. Imagem cedida.

Iniciado em março deste ano pela Professora e Tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Espanhol do Campus EaD, Natalia Lopes, o projeto “Espanhol na comunidade’’ leva a Língua Espanhola para 40 alunos do 6° e 7° ano da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, em São Gonçalo do Amarante.

As aulas, que são ministradas pelos alunos do 4° período do Curso de Licenciatura em Espanhol, acontecem aos sábados, das 9h às 11h, nas dependências do polo Ruy Pereira em São Gonçalo do Amarante. O objetivo é que, ao final do semestre, esses estudantes consigam ler, escrever, ouvir e falar em espanhol.

Alunos do Curso de Literatura em Espanhol vivem a prática didática.

Em razão do perfil socioeconômico dos alunos do projeto, as aulas foram planejadas a partir de materiais didáticos que não requeressem o custo financeiro por parte dos estudantes. Assim, dicionários, gibis, jogos lúdicos, flashcards e materiais audiovisuais se mostraram como boas opções para os professores e estudantes atingirem suas metas.

Natalia Lopes orienta os alunos do 4° período do Curso de Licenciatura em Espanhol do Campus EaD.

Com a última aula programada para o dia 8 de dezembro, a iniciativa conta com 12 alunos voluntários do Curso de Licenciatura em Espanhol do Campus EaD, avaliados por sua assiduidade e dedicação. Os estudantes da Escola Municipal Dom Joaquim, por sua vez, são avaliados pelas atividades feitas em sala e extra sala, por suas participações e também pela presença.

‘’Além do crescimento profissional em vivenciar a prática pedagógica, o projeto também oferta aos alunos da rede municipal o curso básico de Espanhol, oportunidade que muitos não teriam condições de arcar’’, explica Natália. Ainda de acordo com a docente, os estudantes tem se mostrado bastante receptivos, com uma boa assiduidade.