Professora participa de comissão que pretende reformular a EaD no Brasil

Com o objetivo de mudar o modo como se faz educação superior a distância no Brasil, um grupo de professores de todo o país foi convidado a desenvolver o projeto denominado “UaB em Rede”, que foi apresentado em resumo aos Coordenadores UAB das Instituições públicas de ensino superior, durante a Reunião Extraordinária do Fórum Nacional do Sistema UaB, que ocorreu entre os dias 28 e 29 de junho na Universidade de Brasília (UnB).

A apresentação do projeto, que contou com a participação da professora do Campus EaD e também coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – UaB no IFRN, Ilane Cavalcante, também foi entregue à CAPES posteriormente.

Outro objetivo é propor a criação de um sistema formado por diversas redes que se organizam de modo flexível, respeitando arranjos geográficos, modelos pedagógicos semelhantes, ações emergenciais, entre outras motivações. A professora Ilane comentou sobre as mudanças na UaB “A UAB está em processo de transformação desde o ano passado. Nutrimos a ideia de que ela funcione como um elemento propulsor da institucionalização das ofertas de EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior”.

O programa Universidade Aberta do Brasil (UaB)

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, por meio da modalidade de educação a distância, para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Atualmente o programa atende cerca de 170 mil pessoas em todo o país.