IFRN – ZL apresenta resultados do projeto Escola Conectada em reunião na Governadoria do RN

Na tarde de terça-feira (24), os coordenadores do projeto Escola Conectada, professores do IFRN Campus Avançado Natal – Zona Leste, participaram de reunião com a secretária de educação do Rio Grande do Norte (RN), Socorro Batista. O encontro aconteceu no Auditório Professora Angélica Moura, na Governadoria do RN.

Na ocasião, estiveram presentes também o subsecretário de educação, Alvaro Bezerra, diretores das Diretorias Regionais de Educação e Desporto (DIRED’s) e representantes da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados da participação do instituto no projeto. Em dois meses, professores e alunos do IFRN visitaram as 586 escolas do estado. Nas visitas técnicas, foi realizado levantamento da infraestrutura das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), instalado medidores de internet e elaborado o diagnóstico de conectividade das escolas da rede estadual.

Antes da execução do Escola Conectada, o estado ocupava respectivamente a 6ª e 17ª posições nos rankings regional e nacional de escolas com medidores de internet. Hoje, com 82,5% de escolas da rede estadual medindo a conexão disponível, o Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o maior índice de medição e está entre os três estados brasileiros com mais medidores instalados. Entender qual internet é utilizada na educação é fundamental para investir em melhorias na conectividade.

Conheça o Escola Conectada

Na busca pela inclusão digital e pela democratização do acesso à internet, com o intuito de levar conexão sem fio para as escolas da rede estadual de ensino, o projeto Escola Conectada é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte e conta com a parceria entre o IFRN, a FUNCERN e a SEEC/RN. Assista ao vídeo abaixo com mais informações sobre o projeto.