EDUCAÇÃO – Ex-aluno do Campus Natal – Zona Leste tem artigo publicado em livro da UERN

“O conhecimento se torna válido quando é compartilhado”, é o que diz o professor Francisco Aedson de Souza Oliveira, ex-aluno da Especialização em Literatura e Ensino do Campus Natal – Zona Leste, que teve um artigo publicado no livro “Das linhas às entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário“, produzido pelo Grupo de Estudos de Literatura e suas Interfaces Críticas (GELINTER) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Livro “Das Linhas às Entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário”, organizado pelo GELINTER.

Com o tema “Letramento literário no ensino médio: gênero e sexualidade em “Pequeno Monstro” de Caio Fernando Abreu”, Aedson analisa a obra do autor sob orientação do professor Francisco Leandro Torres, e busca refletir na sala de aula sobre temas ainda considerados tabus dentro e fora do âmbito escolar, tais como gênero e sexualidade. Para ele, esse debate é fundamental para despertar o autoconhecimento dos alunos, além de discutir sobre o assunto que poucas vezes é abordado em família.

A proposta do docente é utilizar a literatura em sala de aula para além da compreensão da linguagem. A ideia é tornar possível a compreensão da sociedade de forma mais profunda, tendo em vista a literatura como prática social, formando discentes mais críticos e reflexivos acerca do meio social.

O professor Francisco Aedson também é integrante do GELINTER.

Natural de Portalegre, Aedson é graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, mestre e doutor pela UERN, no campus Pau dos Ferros. Atualmente é professor da rede estadual na cidade de Mossoró, e a partir da experiência em sala de aula surgiu o interesse de se aperfeiçoar na leitura crítica, objetivando despertar esse olhar também nos alunos. Com essa motivação, o docente ingressou no Curso de Especialização em Literatura e Ensino, no Campus Natal – Zona Leste.

Aedson sempre desejou estudar no IFRN, e alcançou o objetivo através do curso concluído no ano de 2018. “A especialização teve grande relevância na minha formação continuada enquanto professor, permitindo que eu esteja cada vez mais preparado para formar alunos críticos e reflexivos, que não aceitem ter suas vozes silenciadas diante de questões como gênero e sexualidade, sendo protagonistas de suas vidas”, afirmou o professor.

Marília Silveira, coordenadora da Especialização em Literatura e Ensino

Segundo a professora Marília Silveira, coordenadora do Curso de Especialização em Literatura e Ensino, o objetivo é preparar o professor para que forme um aluno-leitor de todas as literaturas. “Também são importantes as literaturas ditas periféricas, como a negra, a indígena, a homoafetiva, a local, no nosso caso, a literatura do Rio Grande do Norte. Como Paulo Freire revela lindamente, a educação é um ato de amor”, finalizou a coordenadora.