IFRN em Pauta exibe a sua última edição no dia 26 de fevereiro

Esta é a primeira temporada após o hiato de seis anos, uma vez que o telejornal teve as suas atividades suspensas por falta de verba para continuidade das atividades.

Após 52 episódios, o programa IFRN em Pauta encerra a sua temporada que comenta sobre os bastidores dos 16 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Produzido nas dependências do Campus Natal – Zona Leste, o projeto de extensão procura informar a população sobre as principais atividades do instituto. 

Esta é a primeira temporada após o hiato de seis anos, uma vez que o telejornal teve as suas atividades suspensas por falta de verba para continuidade das atividades.   

Com edições semanais, o telejornal trouxe reportagens e entrevistas com alunos, servidores e autoridades da área educacional, abordando temas relevantes para o IFRN e a sociedade em geral, tendo uma equipe composta por servidores, estudantes e funcionários do IFRN responsável pela produção do programa.

Samira Zaira é jornalista e editora-chefe do programa, sua função é supervisionar e orientar todo o processo de equipe. “Costumo dizer que o IFRN em Pauta tem um papel de contar histórias, de mostrar para a comunidade externa que aqui no IFRN as vidas são transformadas através da educação. São histórias de alunos que foram fazer intercâmbio na NASA, que foram fazer intercâmbio na China, que desenvolveram um projeto de pesquisa inovador, que tem a ver com acessibilidade e muita evolução tecnológica”, explicou a diretora.

Equipe do IFRN em Pauta durante uma cobertura (Arquivo)

E pensando nas atuais mudanças, Samira fala um pouco sobre a nova fase do programa. “O IFRN em Pauta começou como um programa semanal temático e mais documental, foi ao longo dos anos que assumiu o seu formato atual. Veio então um formato mais realístico, com telejornal e notícias. Então, houve essa evolução. Nós usamos agora uma linguagem mais atual e tentamos trabalhar essa questão da transmídia, incluindo as redes sociais. Agora a gente tem um cenário virtual, não é mais uma bancada”, finaliza.

O IFRN em Pauta se tornou referência na divulgação das iniciativas que envolvem a educação profissional e tecnológica. Ele pode ser acompanhado tanto pela TV convencional, quanto pelo YouTube, o que permite um maior alcance para as suas informações.

Para o servidor Glácio Gley, o carinho do público através do feedback positivo mostra a importância do programa para a sociedade. 

Durante os episódios, o programa buscou atingir o máximo do público, modernizando a linguagem do telejornal, uma vez que a produção científica precisa ser divulgada em multiplataformas, como as redes sociais e programas de televisão. Sem contar que isto é uma tarefa bastante importante e que todos os institutos federais precisam realizar. 

“A gente vem ao longo do tempo buscando uma linguagem que nos aproxime da juventude, modernizando a comunicação sem perder o público mais antigo que nos acompanha. Para nós, além da importância de noticiar as atividades do IFRN no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, entendemos que desenvolvemos com maestria o papel de auxiliar no desenvolvimento humano e cidadão dos estudantes que passam pelo nosso projeto. Em uma autoavaliação, eles nos relatam o crescimento que tiveram no decorrer do projeto, testemunhando o amadurecimento dos alunos que nos ajudam a construir o IFRN em Pauta”, relatou.

O último episódio da temporada vai ao ar próxima quarta-feira (26) às 18h05, na TVU (canal 5.1), com reprise às sextas-feiras, às 15h. Você também pode assistir online no nosso canal do YouTube ou nos sábados, às 10h00, na TV Câmara (canal 10.2), reprisando aos domingos.