IFRN/ZL abre 40 vagas para o curso de TSI para 2025.1
Os candidatos podem ingressar através da nota do ENEM 2023, 2022 e 2021.
01 de novembro de 2024
O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) publicou nesta quarta-feira (30) o Edital Nº. 32/2024-PROEN/IFRN, no qual oferece vagas para o Curso Superior de Graduação em Tecnologia de Sistemas para Internet na modalidade de Educação a Distância. O ingresso no curso se dará mediante a nota obtida pelo candidato em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas terão início já no primeiro semestre letivo de 2025.
Ao todo, 40 vagas estão sendo ofertadas, das quais 22 são reservadas às políticas de ações afirmativas que podem ser conferidas através da página de processos seletivos por meio deste link. Os interessados podem se inscrever a partir das 14h desta quinta-feira (31).
De acordo com a legislação vigente, resolução nº 1 CNE/CES, as atividades de avaliação dos cursos, na modalidade a distância serão realizadas, OBRIGATORIAMENTE, de forma PRESENCIAL no campus/polo em que os alunos estiverem matriculados.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, durante o período de 31 de outubro a 17 de novembro, através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN. O valor da taxa a ser paga é de R$ 25, porém a isenção pode ser requerida até 9 de novembro.
A seleção utilizará para classificação dos candidatos as notas obtidas nas edições 2021, 2022 ou 2023 do Enem. O candidato poderá acessar o resultado da seleção através do seu cadastro (CPF) junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame.
Sobre o curso
O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) tem duração de 6 semestres e procura formar profissionais capazes de criar soluções de desenvolvimento para aplicações em Web. Com o rápido avanço tecnológico, programas como esse se tornam cada vez mais atraentes para o mercado de trabalho, que busca se adequar aos novos tempos profissionalizando seus funcionários.
Ingresso pelo Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma porta de entrada para quem deseja cursar uma graduação em uma instituição de qualidade, a fim de conquistar maior espaço no mercado de trabalho ou impulsionar sua carreira acadêmica. Mas, poucas pessoas sabem que é possível utilizar o Enem para ingressar nos cursos EaD do Campus Natal – Zona Leste mediante editais. Assim, o futuro estudante pode ter acesso ao ensino superior sem sair de casa e com a qualidade que a educação pública oferece.
Alguns jovens, quando terminam o ensino básico, se veem obrigados a trabalhar por diferentes questões socioeconômicas. Por isso, optam por ingressar em cursos de Educação a Distância para poderem ter o direito ao estudo sem precisar sair de casa ou ter a obrigatoriedade de se deslocar todos os dias.
De acordo com o diretor acadêmico, Albérico Canário, mesmo que não utilizem o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem serve para outras finalidades, sendo uma delas ingressar no curso do Campus Zona Leste.
“A expectativa é que os alunos que realizarem o Enem 2024 possam utilizar a sua nota para o processo seletivo 2025.2”, afirmou o docente, que também informou que editais de outros cursos serão publicados em breve.
Para mais informações sobre o processo seletivo para o curso de TSI, consulte o Edital Nº. 32/2024-PROEN/IFRN disponível na página de processos seletivos.
Sobre os cursos
Ao todo, cinco graduações na modalidade EaD com vagas para ingresso pelo SISU estão sendo oferecidas pelo IFRN/ZL. São elas:
- Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados: o curso possui duração de dois anos e tem o objetivo de formar profissionais aptos a exercer o magistério na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
- Licenciatura em Matemática: com duração de quatro anos e visa a formação inicial e profissionalização de docentes de Matemática para a Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
- Tecnologia em Gestão Ambiental: tem o objetivo de formar em três anos profissionais com competência para compreender e analisar criticamente as atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que possam causar impactos ao meio ambiente e propor melhorias para conservação desse espaço.
- Tecnologia em Gestão Pública: com o tempo de duração de 2 anos e seis meses (5 semestres), tem o objetivo de capacitar profissionais para o desenvolvimento dos processos gerenciais que contribuam para a administração pública.
- Tecnologia em Sistemas para Internet: tem como objetivo a formação de profissionais capazes de criar soluções de desenvolvimento para aplicações Web, em três anos.