IFRN/ZL recebe visita em Natal do coordenador do Setec/MEC para conhecer a infraestrutura do campus

O objetivo da visita do professor Pierry Teza foi dar mais visibilidade ao IFRN/ZL  na sua mudança de tipologia. 

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, o professor Pierry Teza veio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão do Ministério da Educação (MEC). O docente é coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC. Na ocasião, ele teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura, o corpo docente e a equipe de técnicos-administrativos do Campus Avançado Natal Zona Leste (IFRN/ZL).

Essa visita é importante para dar maior visibilidade ao campus, o que ajuda no seu processo de transição de tipologia de campus avançado para campus 40/26. Essa alteração de nomenclatura fará com que o IFRN/ZL passe a ter em sua equipe 40 docentes e 26 servidores técnico-administrativos.

Após uma breve apresentação do campus, o diretor-geral José Roberto Santos falou sobre a sua história e as ações nele realizadas, como o Seminário de Educação a Distância (Semead) e os projetos voltados para educação prisional em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), entre eles o Projeto Alvorada.

 O professor José Roberto explicou a importância desse momento. “Eu vejo essa visita como uma oportunidade de dar visibilidade ao campus dentro da gestão da Setec e, também, de mostrar um pouco do nosso portfólio, formado ao longo dos 15 anos de existência do campus, com tudo o que é e foi nele desenvolvido”. O diretor-geral acrescentou que a visita abre possibilidades de estabelecer futuras novas parcerias.

Em seguida, houve um tour pelo prédio principal e pelas instalações da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), a fim de mostrar a estrutura do campus. 

O professor Pierry Teza, que é Coordenador-Geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Setec/MEC, comentou, na ocasião, ter ficado bastante impressionado com a estrutura do campus e os serviços por ele ofertados à comunidade. “Tenho absoluta certeza de que podemos levar para a equipe da secretaria esse conjunto de pautas para afinar, melhorar e discutir, e, assim, fortalecer o campus, suas ofertas e a educação profissional e tecnológica como um todo”, ressaltou o coordenador-geral .

Outro motivo de sua vinda à capital potiguar foi supervisionar a implementação do projeto da Plataforma Nilo Peçanha, o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Essa plataforma tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da rede federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela SETEC/MEC.

De acordo com Teza, o IFRN é um grande parceiro no desenvolvimento e manutenção da plataforma. O instituto está desenvolvendo um guia metodológico, documento que apresenta de forma detalhada os passos a seguir para a realização de atividades na plataforma. Pode ser utilizado em diferentes contextos, como na educação, na gestão de processos de trabalho ou na construção de projetos. 

Estiveram presentes ao encontro o reitor do IFRN, prof. José Arnóbio, a pró-reitora de Ensino, profa. Anna Catharina Dantas, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Raphael Siqueira Fontes, o diretor-geral do campus IFRN/ZL, prof. José Roberto, seu diretor acadêmico, prof. Albérico Canário, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), profa. Edneide Bezerra, além da equipe de Assistência ao Discente do IFRN/ZL, Tatiana Gomes e Adilina Andrade.