IFRN – Zona Leste realiza dia de treinamento e integração promovido pela DEAD

Com palestras, treinamentos e confraternização temática, IFRN/ZL fortalece capacitação técnica e saúde mental da equipe em dia especial.

Na última sexta-feira (8), o Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi palco de um dia especial de capacitação e integração para a equipe da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD). Reconhecida pelo compromisso com a excelência nas práticas educacionais, a DEAD dedicou o dia ao aprimoramento técnico de sua equipe, com atividades ministradas por colaboradores e uma palestra sobre saúde mental, encerrando com uma confraternização temática de Halloween em um ambiente de acolhimento e troca de saberes.

Durante o período da manhã, a DEAD promoveu uma série de atividades de capacitação externa, convidando a equipe a participar de treinamentos conduzidos por servidores do campus. Intitulado “Mulheres que Capacitam”, o momento reuniu a equipe feminina para abordar temas essenciais ao dia a dia institucional, como o funcionamento do site oficial, o processo para solicitação de materiais gráficos à equipe de design e práticas de combate à disseminação de fake news.

Além disso, foram realizados treinamentos específicos para o uso dos recursos do campus, como o procedimento para publicação de editais e a reserva das ilhas de edição – espaços dedicados à gravação de videoaulas e à realização de videoconferências. A videomaker Catarina Rodrigues, por exemplo, ensinou aos servidores como reservar as ilhas de edição da DEAD, que têm a finalidade de serem utilizadas para videoconferências, reuniões remotas, gravação de aulas e outras atividades que promovem as boas práticas dos cursos de Educação a Distância. “Capacitar o pessoal para ter mais autonomia é uma forma de garantir facilidade nas atividades. Para mim, capacitar é um momento de trabalhar a comunicação de outras formas”, disse Catarina.

A programação da tarde incluiu uma palestra sobre saúde mental, ministrada pela psicóloga do IFRN, Elaine Macedo. Ela enfatizou que a saúde mental “não é apenas sobre transtornos psicológicos, mas também sobre como conduzimos nossa atividade laboral e se estabelecemos limites entre o trabalho, o lazer e o estudo para evitar o estado de estafa”. Ela acrescentou: “Temos buscado promover essa cultura de valorização da saúde mental. Saúde mental não é só falar sobre transtornos psicológicos ou sofrimento, mas sobre o nosso dia a dia. Quando cuidamos da nossa vida e da nossa saúde diariamente, estamos promovendo a saúde mental. Esses momentos coletivos são tão importantes porque permitem transmitir informação e ciência, aproximando a psicologia das pessoas de uma forma mais acessível e menos formal.”

Durante a tarde a psicóloga Elaine Macedo conversou com servidores sobre a relação de saúde mental e trabalho (Foto: Lucas Oliveira)

Momento de descontração na DEAD

Após o dia de capacitação, houve um momento de integração e descontração, com um lanche coletivo temático que resgatou o espírito festivo do Halloween, realizado em outubro. Servidores, bolsistas e estagiários participaram fantasiados, reforçando o espírito de equipe e o engajamento entre colegas de trabalho.

O evento refletiu o compromisso da instituição com a transparência e a colaboração, garantindo que servidores e servidoras possam desempenhar suas funções de maneira eficiente, com o suporte necessário para enfrentar os desafios diários da educação e da tecnologia à distância. Essas ações reafirmam o compromisso do IFRN em fortalecer o desenvolvimento contínuo de sua equipe, promovendo um espaço de aprendizado, integração e crescimento pessoal e profissional.