MUNDO DO TRABALHO: Campus Natal – Zona Leste capacita alunos do IFRN para atuarem como tutores de curso EaD

Além de oferecer ensino gratuito e de qualidade, o IFRN é a porta de entrada de muitos estudantes para o mundo do trabalho. Por isso, o Campus Natal – Zona Leste, responsável por todos os cursos EaD do Instituto, está capacitando 25 alunos dos cursos de Licenciatura em Espanhol (Campus Natal – Zona Leste), Tecnologia em Gestão Pública (Campus Natal – Central) e Licenciatura em Informática (Campus Natal – Zona Norte) para atuarem como tutores de um curso de formação que será oferecido na modalidade a distância a partir de abril.

No Laboratório de Informática 2 do Campus Natal – Zona Leste, os alunos entraram na Plataforma Virtual, o Moodle

A capacitação aconteceu na tarde da última sexta-feira (28). Os futuros tutores foram, inicialmente, apresentados à estrutura e à carga horária do curso e, em seguida, conheceram o Ambiente Virtual de Aprendizagem voltado para o professor. A ideia foi que eles conhecessem parte do trabalho de um professor que atua na educação a distância.

Abigail Silva, coordenadora do curso, ressaltou a importância dos telecentros para a comunidade

Para a professora Abigail Silva, coordenadora do curso, o momento é de realização. “Esse momento é importante tanto para nós, professores do IFRN, quanto para os novos tutores, que irão começar a trabalhar conosco e colocarão em prática na sociedade o que desenvolvemos com eles”.

Luciana Nascimento está atuando com os alunos pela segunda vez e se diz realizada

Entre os estudantes que foram selecionados para atuarem como tutores está Luciana Nascimento. A aluna do curso de Licenciatura em Espanhol, que perdeu totalmente a visão na fase adulta, espera apoiar e inspirar outras pessoas com necessidades específicas para que sigam na carreira acadêmica. Para ela, essa é uma oportunidade para agregar experiências para a docência. “No ano passado, eu fui monitora em uma disciplina do curso e gostei muito da experiência, por isso quis entrar em contato com os alunos novamente e vivenciar de fato a docência como tutora”.

Sobre o curso de formação

Os alunos que foram capacitados na última sexta-feira irão trabalhar como tutores no Curso de Formação em Agente de Inclusão Digital. Com duração de 10 meses, ele irá formar 1.200 profissionais de todo o Brasil para atuarem em telecentros – estabelecimentos que fornecem acesso à internet para pessoas de baixa renda, como comunidades indígenas, quilombolas e organizações não-governamentais (ONG’s).

O Curso de Formação em Agente de Inclusão Digital é resultado de uma parceria entre o IFRN e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Governo Federal.