Primeira fase do processo seletivo do PROFNIT será neste sábado (15/02)

IFRN/ZL está oferecendo 10 vagas gratuitas, com duração máxima de 24 meses. 

PROFNIT

No próximo sábado (15/02), haverá a prova da primeira fase do processo seletivo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) vai ofertar pela primeira vez o curso, com 10 vagas gratuitas com duração máxima de 24 meses. 

A primeira fase consiste numa prova nacional, realizada simultaneamente por todos os inscritos através do ambiente virtual Moodle. A avaliação será composta por 20 questões objetivas relacionadas aos conteúdos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, que podem ser conferidos detalhadamente no edital. 

A pós-graduação visa o aperfeiçoamento de profissionais graduados em qualquer curso de nível superior oferecido por instituição oficial e com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e sejam atuantes em propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica. 

Com o mestrado, os profissionais vão obter conhecimentos específicos nas áreas de núcleos de inovação tecnológica (NITs) e ambientes promotores de inovação. 

Na segunda fase, no período de 27 de fevereiro a 4 de março, será realizada a análise curricular dos candidatos que passarem na prova nacional. Para isso, será solicitado o envio das cópias de documentos pessoais, diploma e histórico escolar da graduação, além do currículo impresso a partir da plataforma Lattes. 

O PROFTNIT é um programa de pós-graduação que visa a formação de profissionais qualificados para o exercício da pesquisa, da extensão tecnológica e do magistério superior, áreas de atuação consideradas indissociáveis no campo da propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação tecnológica, e, igualmente, para exercer as competências dos núcleos de inovação tecnológica e ambientes promotores da inovação. 

O curso consiste no estudo analítico e prático dos NITs, estímulo à proteção de criação e transferência de tecnologia nas suas diversas formas. 

O mestrado profissional é realizado pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em parceria com mais de 40 instituições de ensino superior em todo o Brasil, nomeadas como pontos focais. 

Neste ano, o IFRN/ZL atuará como um ponto focal para o PROFNIT. Isso significa que a instituição será responsável pela disciplina acadêmica do discente, com base na programação da rede nacional, e por toda a gestão local do curso, sua organização e seu desenvolvimento, desde o processo seletivo até a emissão de diplomas.