Professora do curso de Licenciatura em Letras Espanhol publica cinco artigos em uma única revista científica

Com apenas 29 anos, a jovem professora Mayara Ferreira de Farias carrega um grandioso número de 148 artigos publicados em revistas científicas, todos escritos enquanto fazia a graduação no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol no Campus Natal – Zona Leste, onde é professora e orientadora de artigos. Na última edição da Revista Querubim, da Universidade Federal Fluminense (UFF), não poderia ser diferente: a professora teve mais cinco trabalhos científicos publicados! Os temas variam entre metodologias para o desenvolvimento da Língua Espanhola no Ensino Médio a estudos sobre as áreas verdes no estado do Rio Grande do Norte.

Professora orientadora Mayara Ferreira de Farias, autora de 148 artigos publicados

Como professora orientadora de artigos, Mayara conversou com outros colegas para que incentivassem seus alunos sobre a importância de publicarem as pesquisas que realizam. “A ideia de publicar o TCC partiu da intenção de divulgar a pesquisa realizada e dar visibilidade ao curso de Letras em Espanhol do Campus Natal – Zona Leste. Penso que a Academia, para além do Ensino, Pesquisa e Extensão, precisa valorizar a publicação de resultados de tudo o que é feito na Instituição”, relata.

Geralda Lúcia Costa Martins de Oliveira publicou artigo sobre inclusão de deficientes visuais

A pesquisadora Geralda Lúcia Costa Martins de Oliveira foi uma das alunas orientadas por Mayara. Ela concluiu a Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar e publicou o trabalho que concluiu na finalização do seu curso. A educadora abordou a inclusão de deficientes visuais no meio acadêmico: “o artigo fala do deficiente visual na escola, de como foi no princípio de tudo, como era visto antigamente, o conhecimento da linguagem em braile e das possibilidades dessas pessoas se inserirem nas escolas regulares como qualquer pessoa dita ‘normal’”, afirma a autora.

Publicações de outros alunos

Professora Vânia do Carmo Nóbile, orientadora de quatro artigos publicados

Outros cinco alunos tiveram seus artigos publicados na Revista Querubim, totalizando onze trabalhos científicos – quatro deles foram orientados pela professora tutora Vânia do Carmo Nóbile, do curso de Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar, do Campus Natal – Zona Leste. Para ela, a finalização do trabalho com uma publicação é sempre um momento de grande alegria e reconhecimento pelo trabalho realizado. “Foi muito gratificante ter tido os quatro artigos aprovados na publicação da revista”, relata, com orgulho, a educadora.

Coordenadora de cursos UAB, Edneide da Conceição Bezerra

De acordo com Edneide da Conceição Bezerra, coordenadora dos Cursos UAB do IFRN, “isso reflete a qualidade das nossas especializações, das nossas orientações, a qualidade que vem sendo construída ao longo da história da Educação a Distância no Instituto Federal por uma equipe muito comprometida com o trabalho desenvolvido”. A docente, que também atua no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, orientou um dos artigos publicados – sobre o ingresso de jovens e adultos na graduação.