Projeto de extensão coordenado por professora do Campus EaD é aprovado pela PROEX

grupo de pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem, do Campus EaD do IFRN teve o seu projeto de extensão “IFRN na escola: ações colaborativas com escolas públicas do RN” aprovado recentemente no Edital 02/2016-PROEX/IFRN. Com a coordenação da  professora do Campus EaD, Elizama das Chagas Lemos, o projeto é caracterizado por um trabalho colaborativo entre o IFRN e Escolas públicas do estado.

MINICURSO PORTUGUES 2

Minicurso de portugues realizado através do projeto de extensão.

Ao longo de dois anos de desenvolvimento, diferentes formatos de colaboração estão sendo usados com o objetivo de atender as necessidades de cada escola parceira, e a partir de uma visão de extensão que privilegie a articulação com o ensino e a pesquisa.

A metodologia adotada organiza-se por meio de minicursos com temas diversificados definidos a partir do interesse das escolas envolvidas. Os minicursos são coordenados por um professor e desenvolvidos coletivamente, por professores e alunos dos cursos superiores do IFRN, permitindo um contato efetivo com a realidade da educação escolar estadual e municipal do RN.

A professora do Campus e participante do projeto, Ilane Cavalcante, falou um pouco sobre a experiência “Tem sido extremamente gratificante trabalhar com as escolas públicas. Isso tem nos permitido, conhecer melhor a realidade desses locais, trabalhar colaborativamente e construir uma prática mais significativa tanto fora dos muros do IFRN quanto aqui dentro. As escolas tem nos recebido muito bem e a participação dos estudantes tem sido intensa, assim como das professoras das escolas parceiras.”

Dois minicursos já foram desenvolvidos até agora no Felipe Guerra: “Construindo o texto argumentativo” (português), ministrado pela professora Ilane Cavalcante e pelo professor José Marcelino Ferreira Júnior, e o minicurso “Conhecendo o espanhol”, ministrado pela professora Cleuneide Rodrigues.

Além da coordenação da professora do Campus EaD, Elizama das Chagas Lemos, este ano também fazem parte da equipe os professores José Marcelino Ferreira Júnior, Andrea Gabriel Francelino Rodrigues, Cleuneide Rodrigues de Souza, Ilane Ferreira Cavalcante, Francisca Carneiro Ventura, e as alunas Elaide Cristina Lima de Oliveira, Louise Alane Martins Barbosa.