Relação de estudantes e servidores aptos a votar nas eleições do IFRN está disponível para consulta

Nesta eleição, servidores e discentes do IFRN/ZL votam para reitor do instituto e diretor-geral do campus.

Nesta segunda-feira (19), a Comissão Eleitoral divulgou a lista dos discentes e servidores do Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) aptos a votar no processo eleitoral de dirigentes do Instituto Federal e do IFRN para o quadriênio 2024 a 2028. O prazo para interposição de recursos à lista está aberto até as 23h59 de amanhã, 20 de agosto, por meio de requerimento protocolado no Suap, dirigido à Comissão.

Para acessar os dados referentes ao Natal-Zona Leste, clique aqui e a partir da página 430 está a relação da equipe do campus. A eleição será realizada com base na proporcionalidade de um terço para cada segmento da comunidade acadêmica. Assim, os eleitores terão peso igual na manifestação de seus votos, conforme estabelecido nos artigos 12 e 13 da Lei 11.892 de 2008.

O voto será facultativo e secreto, com características que garantem a integridade e segurança do processo. Entre as medidas adotadas estão o sigilo do voto, privacidade garantida por criptografia, rastreabilidade com número rastreável para cada eleitor, integridade dos dados, apuração automática dos votos e a possibilidade de auditoria, uma vez que o software utilizado é de código aberto e pode ser verificado pela comunidade escolar.

Exceção

De acordo com a Resolução 47/2024 do Conselho Superior (Consup), poderão votar todos os servidores que fazem parte do quadro de pessoal ativo permanente do IFRN, assim como os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância, conforme a legislação pertinente.

Não poderão, entretanto, participar do processo de consulta os funcionários contratados por empresas terceirizadas de serviços, ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com a instituição, e docentes substitutos, temporários e visitantes.

Procedimentos para a votação

O processo será conduzido através do sistema Helios Voting, com o período de votação se estendendo das 8h às 21h, de forma ininterrupta, em todas as unidades da instituição. Servidores e estudantes devidamente habilitados poderão participar utilizando dispositivos conectados à internet, como smartphones, tablets ou computadores.

As Comissões Eleitorais disponibilizarão locais sinalizados para votação em cada campus e na Reitoria, onde os eleitores poderão receber todas as informações necessárias sobre os procedimentos de votação. Caso ocorra qualquer interrupção no sistema de votação online, a Comissão Eleitoral Central poderá decidir pela prorrogação do prazo de votação e ajustar o calendário das etapas seguintes, garantindo que a apuração só tenha início após a conclusão da votação em todas as unidades.