Semana Pedagógica IFRN/ZL: palestra sobre institucionalização da EaD marca o último dia

Momento discutiu o papel do IFRN no processo de democratização do ensino através da interiorização de cursos na modalidade de educação a distância.

Na manhã da quarta-feira (24), o Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a pró-reitora de Ensino da instituição, Anna Catharina da Costa, para a apresentação do documento de Institucionalização da EaD. O momento fez parte do último dia da Semana Pedagógica e reuniu docentes, técnicos administrativos e demais interessados no tema.

Durante a apresentação, a pró-reitora destacou a importância da educação a distância (EaD) no processo de democratização do acesso ao ensino de qualidade e detalhou os planos e ações do campus para a modalidade de ensino. “A ideia é a gente apresentar, por meio de uma comissão, no encontro pedagógico. A proposta dessa comissão é trabalhar em todos os campi do IFRN, para a gente fazer a oferta institucional da educação a distância”, esclareceu Anna Catharina.

Um dos pontos altos do momento foi a discussão sobre a interiorização dos cursos oferecidos na modalidade EaD. A pró-reitora Anna Catharina ressaltou que a expansão das ofertas de cursos para regiões mais afastadas do estado é uma prioridade da instituição, buscando atender a uma demanda crescente por educação superior em localidades com menor oferta de ensino presencial.

“Se diz respeito não só à oferta por meio de programas, mas também e principalmente por meio da nossa oferta com os nossos professores, com o fomento do próprio governo, dentro das matrículas que a gente gera por meio da educação a distância”, acrescentou a titular da Proen. A institucionalização da EaD no IFRN se dá em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Metas para 2024.2

Além disso, foram apresentadas as metas para o segundo semestre de 2024, que incluem a ampliação do número de vagas, a criação de novos cursos e a implementação de tecnologias inovadoras para melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes.

A professora Edneide Bezerra, coordenadora da UAB no IFRN, comentou que o momento foi muito esclarecedor, onde os participantes tiveram um momento único para discutir com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) o futuro do Campus Natal – Zona Leste.

“Eu acredito que todos aqui ficaram muito satisfeitos com o resultado do debate. Acredito que os docentes ficaram mais tranquilos e compreendendo o que significa essa institucionalização que passa pelo campus da tal Zona Leste”, comentou.

Após a palestra, houve um bate-papo entre servidores, professores e toda a equipe do Campus Natal – Zona Leste com o objetivo de fornecer as melhores escolhas para o futuro do campus. Para a professora Ivoneide Marques, este momento foi “uma oportunidade de dialogar mais de perto com a Proen” e ela espera que, diante do que foi compartilhado e debatido ao longo da apresentação, as reflexões reverberem em melhorias para o trabalho e desenvolvimento da instituição.

“Particularmente hoje, eu saio um pouco mais esperançosa de ser ouvida em algumas questões que precisavam ser ouvidas mais diretamente pela Proen, que, claro, serão encaminhadas em nível de reitoria”, disse a docente.

A Semana Pedagógica do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN encerrou na quarta-feira (24) com a reunião dos coordenadores dos cursos para definir e alinhar atividades para o semestre de 2024.2.